Mercedes Lachmann investiga o universo vegetal e suas potencialidades

(Rio de Janeiro, RJ)

No dia 20 de setembro, a galeria Gaby Indio da Costa abre a individual “Há céu por toda parte”, de Mercedes Lachmann. Com projeto curatorial de Marisa Flórido, a exposição é uma investigação sobre o universo vegetal e suas potencialidades.

Em seu trabalho, Mercedes coleta folhas que encontra por suas andanças, troncos que restaram dos “arrastes”, ervas com propriedades medicinais e mágicas para compor o que define como seus “jardins regenerantes”.  Regenerar pela arte a vida desses seres em fim de ciclo, entender com eles a respiração que dá ritmo e forma à nossa imersão no mundo, aprender enfim a capacidade metamórfica de seu pensamento. Reconhecer que as plantas pensam é deslocar o homem de um lugar tão privilegiado quanto narcísico como único ser dotado de consciência, palavra, espírito.

Dessa forma, ao coletar plantas, árvores e folhas caídas pela cidade, a artista sugere novos ciclos de vida para folhas  e denuncia a derrubada das florestas.

“Há céu por toda parte”, com Mercedes Lachmann
20 de setembro a 28 de outubro, 2022

Gaby Indio da Costa arte contemporânea
Estrada da Gávea 712 / 4º andar, São Conrado, Rio de Janeiro
Visitação: 2ª a 6ªf, das 12h às 18h, ou sob agendamento



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA