Fotos: PEDRO VICTOR BRANDÃO

Kika Carvalho apresenta pinturas, desenhos, colagens e impressões fotográficas

(Rio de Janeiro, RJ)

Das promessas que a gente fez” é a primeira exposição individual de Kika Carvalho como artista representada na galeria Portas Vilaseca, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Aberta até o dia 22 de outubro, a mostra reúne cerca de 30 obras da produção mais recente da artista capixaba, entre pinturas, desenhos, colagens e impressões fotográficas em cianotipia. A exposição tem texto crítico do curador Marcelo Campos. 

As obras selecionadas têm na cor azul uma insígnia em constante investigação pela artista. Partindo de sua relação ultramarina com o continente-mãe e de uma inquietação especulativa em busca de histórias escondidas, Carvalho segue um percurso fluido, saindo de Vitória (ES), passando por Salvador e Nova Viçosa (BA) até chegar em Luanda (Angola), onde participou recentemente do Programa de Residências Angola AIR. Neste movimento incessante, afetos se constroem, certezas se desmoronam e mais dúvidas vêm à tona.

“Kika Carvalho faz, na pintura, o uso deliberado da contraluz, fato evidenciado ao partilharmos das fotos de pesquisa da artista. Os corpos se tornam, assim, cada vez mais empretecidos, ou, para criar um neologismo, “azularados”, em contraposição ao ensolarado presente nas cenas ao redor. Assim, o Atlântico negro de Paul Gilroy e o Atlântico vermelho de Rosana Paulino se encontram, enquanto Kika negocia um outro matiz, um Atlântico ultramar, onde a cor, agora, vaza do mar para os corpos. Mar e pele se identificam, se congregam em azuis”, escreve Marcelo Campos.

Fotos: PEDRO VICTOR BRANDÃO

DAS PROMESSAS QUE A GENTE FEZ – Kika Carvalho
Texto crítico: Marcelo Campos
Período da exposição: 10.09 a 22.10.2022
Abertura: 10.09, sábado, 15h00 – 19h00
Visitação: de terça a sexta-feira (11h00 – 19h00); aos sábados (11h00 – 17h00)
Local: Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA