Qualidades físicas, químicas, plásticas e poéticas são debatidas por Matias Mesquita e Adriana Vignoli

(Brasília, DF)

A Casa Albuquerque, galeria em Brasília, no DF, apresenta Mundos concretos, líquidos e gasosos, primeira exposição conjunta de Adriana Vignoli e Matias Mesquita. A mostra foi inaugurada no dia 09 de julho e permanece aberta até 13 de agosto. A coletiva oficializa a representação de Vignoli e Mesquita pela galeria. 

Mesquita faz uso de materiais diretamente associados à construção civil,  como barras de ferro que criam as estruturas de sustentação das pinturas objetos sobre a parede, ou que  formam o esqueleto dos fragmentos de colunas, dependurados do teto como pinturas tridimensionais. Vignoli parte da escultura desprendida da base e passa a relacionar-se diretamente com a arquitetura, mobilizando  diferentes vetores espaciais de acordo com as operações de suspensão, flutuação, balanço e equilíbrio das  formas em equação com o espaço em torno e com a força da gravidade.

Segundo Divino Sobral, que escreveu o texto crítico da exposição, “são dois artistas que discutem as propriedades dos materiais em relação aos procedimentos e técnicas de  construção do espaço, seja bidimensional seja tridimensional, assumindo diretamente suas q, seus significados imediatos e subterrâneos. Em ambos, vemos a  utilização de materiais transparentes, de cimento, metal e tinta a óleo, vemos, também a relação intrínseca  travada entre esses materiais conviver com a representação de seres ou fenômenos naturais”.

Mundos concretos, líquidos e gasosos, com Adriana Vignoli e Matias Mesquita
De 09 de julho a 13 de agosto de 2022

Casa Albuquerque Galeria de Arte
SHIS QI 05 bl. C lj. 09 – sobreloja – CL Lago Sul – Brasília 
seg a sex, das 10 às 19 hs; 
sab: 10 às 13 hs 

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA