Ouça o último episódio da temporada do PIPA Podcast sobre arte e psicanálise com Carles Guerra

Está no ar o último episódio da temporada do PIPA Podcast sobre arte e psicanálise.

Depois de duas temporadas explorando temas diversos das artes contemporâneas, o Prêmio PIPA produziu uma temporada especial com psicanalistas, artistas e psiquiatras acerca das interseções entre arte e clínica. Como essas duas áreas se interligam? De que maneira a arte nos ajuda a pensar questões da subjetividade?

Nesse último episódio, convidamos Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, e o curador e crítico Carles Guerra para uma conversa sobre o psiquiatra catalão Francesc Tosquelles. Guerra foi curador chefe do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) e atualmente assina a curadoria de “Francesc Tosquelles: Como una máquina de coser en un campo de trigo”, em cartaz no Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) até agosto. Além de curador da mostra, Guerra também escreveu o livro sobre o psiquiatra “La Déconniatrie: Art, exil et psychiatrie autour de François Tosquelles” (2021).

Francesc Tosquelles lutou durante a Guerra Civil Espanhola no lado republicano pelo Partido Operário de Unificação Marxista. Ele ficou conhecido pelo trabalho no Hospital Psiquiátrico de Saint-Alban, na França, onde criou o método de psicoterapia institucional, um movimento influente na segunda metade do século XX de humanização dos tratamentos psiquiátricos.

Esse episódio foi gravado em inglês.

Ouça a conversa na íntegra aqui, onde você também encontra os episódios da temporada com Daisy Xavier, Lula Wanderley, Mayra Martins RedinGuilherme Gutman e Tania Rivera.

Idealização e apresentação: Mariana Casagrande
Edição: Alexia Carpilovsky
Criação visual: Carla Marins



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA