Gilberto Chateaubriand, foto: Vicente de Mello

O Prêmio PIPA lamenta o falecimento de Gilberto Chateaubriand

Recebemos a triste notícia do falecimento de Gilberto Chateaubriand, aos 97 anos, no dia 14 de julho. Nos solidarizamos com sua família, seus amigos e todos os admiradores que conquistou ao longo dos anos. Chateaubriand tinha uma das mais importantes coleções de arte do país, com cerca de 8.000 obras, das quais aproximadamente 6.600 foram incorporadas em regime de comodato, em 1993, pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O PIPA tem o prazer de contar com Chateaubriand em sua história: ele foi o presidente de honra do Conselho nos primeiros anos de existência do Prêmio.

Em nota à imprensa, a comunicação do MAM Rio relembrou a trajetória de Chateaubriand, diplomata e empresário que começou a colecionar arte por acaso em 1953, quando um amigo o levou ao ateliê do pintor José Pancetti, em Salvador, e este o presenteou com o óleo sobre tela “Paisagem de Itapuã” (1953). O museu ainda ressalta que os trabalhos da coleção de Chateaubriand vão desde o modernismo, passando pelas décadas de 1950, 1960 e 1970, até a produção contemporânea.

Reproduzimos abaixo algumas palavras que Luiz Camillo Osorio, curador dos Instituto PIPA, compartilhou conosco sobre o colecionador:

“GC tinha a maior e mais qualificada coleção de arte brasileira moderna e contemporânea do país. Ao longo das últimas décadas, entrar na sua coleção significava para o jovem artista que sua trajetória havia se institucionalizado. Era um selo de qualidade. Sua generosidade e a acuidade do seu olho deram à sua coleção uma combinação única de quantidade e qualidade. Era um arquivo vivo da história recente da arte brasileira. Que esta coleção possa ficar no MAM-Rio e continuar com sua vocação pública.”

Confira aqui o obituário que Camillo foi convidado a escrever para O Globo, em que rememora histórias de Gilberto Chateaubriand e ressalta sua importância para o cenário artístico brasileiro.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA