Tonico Lemos Auad, Desconhecido para o mundo, 2021

Tonico Lemos Auad exibe trabalhos em tecido e madeira

(São Paulo, SP)

No dia 05, quinta-feira, a Galeria Luisa Strina inaugura a quarta individual de Tonico Lemos Auad, “Desconhecido para o mundo”. A mostra reúne um conjunto de obras têxteis de parede e esculturas produzidas com madeira de demolição e dormentes de trem reutilizados. O artista explora as relações desses materiais com a arquitetura e a paisagem e com a noção de “reparo”.

Um dos trabalhos apresentados é Desconhecido para o mundo – escultura que empresta o título à exposição -, formada por quatro vigas de reuso com alturas variadas e posicionadas verticalmente. As peças retêm as marcas do desgaste acumulado em sua vida pregressa e, em
algumas delas, o artista adicionou pedaços de linho em tons quentes cuja materialidade contrasta com a solidez da madeira. Além disso, “o entalhe sutil realizado pelo artista faz com que esses tocos ora adquiram feições antropomórficas, ora pareçam absolutamente abstratos”, diz o release da exposição.

Na individual, Lemos Auad dá continuidade a uma pesquisa longa e consistente com o tecido e a madeira, produzindo obras nas quais “predominam ideias relativas aos saberes artesanais em contrapartida à produção massificada de bens de consumo e ao elogio do reuso e do reparo em oposição à noção de obsolescência programada”. São trabalhos que propõem uma temporalidade estendida que vai contra o modelo econômico do capitalismo avançado, apontando, ao contrário, para as dimensões ambientais e psíquicas da cura através do restauro e do reaproveitamento de recursos que encontramos à nossa volta.

Tonico Lemos Auad, Desconhecido para o mundo, 2021

“Desconhecido para o mundo”, individual de Tonico Lemos Auad
Abertura: 05 de maio de 2022
Em cartaz de 05 de maio a 25 de junho

Galeria Luisa Strina
Rua Padre João Manuel, 755, São Paulo
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA