Felipe Prando, artista indicado ao PIPA 2014, apresenta a exposição MATA na Galeria Ponto de Fuga, em Curitiba, PR. A individual reúne 16 imagens em preto e branco que variam em diferentes tamanhos, entre 40 x 55 cm e 62 x 98 cm, e são impressas em papel fine-print com padrão museológico de conservação. A exposição está aberta até o dia 30 de junho.
As imagens retratam a relação entre floresta, cidade e suas representações como paisagem, tema de pesquisa para o artista no momento. O ensaio fotográfico foi realizado nos dois anos de isolamento em função da covid-19 na região de Bocaíuva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Nessa região se encontra um tipo de floresta que caracteriza o meio ambiente do Sul do Brasil e é denominada Floresta Ombrófila Mista ou Floresta das Araucárias. O trabalho do fotógrafo foi pôr-se a ver os diferentes desenhos dessa mata, que se transformava a cada dia. Nas imagens resultantes há uma estética minimalista e um efeito “magicizante”, pois os muitos tons de cinza vão revelando outras camadas e profundidades do que pode ser visto num ambiente natural.
É desse modo que o ensaio fotográfico MATA desafia o regime da visualidade atual, na medida em que requer outro tipo de tempo do espectador/leitor, um tempo mais atrelado à poesia e à introspecção e que, como consequência, se desconecta da lógica acelerada da realidade vivida.
Mata, com fotografias de Felipe Prando
Visitação aberta de 18 de maio a 30 de junho de 2022
Galeria Ponto de Fuga
Rua Saldanha Marinho, 1220 Centro
Horário: de segunda à sábado, das 18 às 22h