“Em Profundidade - Campos Minados/ Série de Angola #07”, 2018, impressão em pigmento mineral sobre papel Hahnemulle Matte ed 1/5 +1PA, 110 x 72 cm

“Em Profundidade (campos minados): Angola e Bósnia”: individual de Alice Miceli com curadoria de Luiz Camillo Osorio

(Porto, Portugal)

Até 23 de junho, 2022, a Escola das Artes no Porto, em Portugal, apresenta a mostra individual Em Profundidade (campos minados): Angola e Bósnia da artista Alice Miceli com curadoria de Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA. Ambas as séries sendo expostas fazem parte da coleção do Instituto PIPA.

Saiba mais sobre a mostra a partir do texto escrito por Camillo:

“O trabalho Em Profundidade (campos minados), de Alice Miceli, é um projeto que foi sendo realizado ao longo dos últimos anos, explora territórios que passaram por conflitos sangrentos e que seguem matando mesmo depois de declarada a paz. As minas subterrâneas continuam explodindo ali. A obra é composta por quatro conjuntos que se complementam (um em cada continente): Camboja, Bósnia, Colômbia e Angola. Serão expostas na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, duas destas séries – a da Bósnia e a de Angola. Mostrar este trabalho em um momento como o atual, em que uma guerra com potencial nuclear se desenvolve em território europeu, mais que urgente (politicamente), é assustador (existencialmente).

Não há drama nas imagens, parecem paisagens prosaicas e ao mesmo tempo estranhas, intrigantes. Se o espectador passar rápido por elas, não vai ver nada. Aí sempre mora o perigo. A ameaça iminente está nos detalhes. Este trabalho desdobra uma interrogação que já era muito cara ao projeto anterior da artista, sobre Chernobyl – encontrar alguma visibilidade para o que nos ameaça concretamente e não é perceptível pelo olho (nem pela câmera). Como transformar em imagem essa invisibilidade?”.

– Se você quiser conhecer mais sobre a artista e seu trabalho, leia esta conversa entre Alice e Camillo, realizada em 2016.

Aqui você encontra mais conteúdo sobre a série de Angola. Alice compartilhou alguns pensamentos sobre esses trabalhos quando participou do “PIPA de perto: o artista fala na coleção do Instituto”.

– Alice também foi convidada do PIPA Podcast. Você pode ouvir o episódio aqui.

– Para descobrir mais sobre a coleção do Instituto PIPA, clique aqui.

“Em Profundidade (campos minados): Angola e Bósnia”, individual de Alice Miceli
De 5 de maio a 23 de junho, 2022

Sala de Exposições da Escola das Artes
Rua Diogo de Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
Terça a sexta, de 14 às 19h
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA