(Rio de Janeiro, RJ)
Felipe Cohen apresenta “Sol que abre o céu”, sua primeira individual na Galeria Silvia Cintra + box 4, até o dia 03 de junho. A mostra reúne 3 séries de trabalhos: 8 pinturas da série “Pálpebras”, 4 vitrines da série “Poente” e 3 esculturas inéditas da série “Linha do tempo”. Todas as séries citadas acima tratam a paisagem como um corpo físico, onde os elementos que os integram se relacionam de forma a remeter aos primeiros e últimos instantes do dia.
Nos três trabalhos, Cohen explora a forma como o sol aparece. Nas pinturas, pela luminosidade e pela forma; nas peças tridimensionais, isso aparece com as inserções das formas em feltro claro que interagem com os outros materiais ora reflexivos, ora escuros e opacos. Sobre os materiais, Cohen utiliza o feltro por sua opacidade, luminosidade e “temperatura”. E obviamente pelo contraste interessante com as pedras polidas e a transparência dos vidros das vitrines. Os trabalhos estabelecem tensões que enfatizam a paisagem como um organismo. Ou seja, relacionam os elementos envolvidos numa paisagem de pôr do sol, por exemplo, de forma a criar uma dependência física entre eles, como um corpo onde as partes se justificam no todo.
Felipe Cohen fundamenta seu trabalho nas relações projetivas do desenho e da escultura. Sua prática se desenvolve a partir da tensão entre as formas tradicionais e contemporâneas, com o intuito de reinterpretar e atualizar o sentido dos materiais usados em suas obras.
“Sol que abre o céu”, com Felipe Cohen
De 5 de maio a 3 de junho, 2022
Galeria Silvia Cintra + box 4
Rua das Acácias, 104 – Gávea – RJ
Segunda à sexta: 10h às 19h; Sábado: 12h às 16h
Telefone: (21) 2521-0426
E-mail: galeria@silviacintra.com.br