No dia 18 de maio, o grupo de pesquisa Academia de Curadoria iniciará o curso “Curadoria Digital: Exposições de Arte no Pós-Virtual”, no qual apresentará novas percepções sobre a curadoria em tempos digitais, trazendo ainda teorias e estudos de caso acerca das atuais exposições digitais e reflexão sobre os desafios e adequações necessárias à curadoria para atuar nesse ambiente. Os encontros online acontecerão na Plataforma RAMA.
Leia abaixo a proposta do curso:
“Este curso tem como objetivo a instrumentalização de pessoas interessadas em compreender e produzir exposições digitais em nível introdutório. Apresentaremos teorias e estudos de caso recentes que visam perceber criticamente as exposições digitais atuais e refletir sobre adequações e impasses que se apresentam à prática da curadoria em meio digital. Para tanto, propomos um percurso por conceitos curatoriais associados à realidade digital e às práticas coletivas preponderantes em organizações de exposições virtuais. Assim, discutiremos os avanços das tecnologias digitais na produção artística mais recente, os dilemas do analógico versus digital na atualidade pós-virtual e a dissolução desses limites; especificidades da curadoria digital e coletiva; a experiência de pesquisa em acervos e arquivos digitais; a diversidade de expografias possíveis no ambiente digital, inclusive levando em conta as precariedades do sistema artístico brasileiro; a mediação e suas características propositivas aliadas à teoria da educomunicação; e, finalmente, novas perspectivas a partir de estudos de caso selecionados”.
Os encontros online ocorrerão nos dias 18 e 25 de maio e 01, 08, 15 e 22 de junho com duração de duas horas, das 19h às 21h e serão ministrados pelos integrantes da Academia de Curadoria: Aline Ambrósio, Ana Avelar, Ana Roman, Emily Mayumi, Isaac Guimarães, Laura Rago, Marina Romano, Matheus Miranda, Rachel Vallego, Renata Reis, Suellen Barbosa, Thiara Grizilli e Vinícius Martins.
O curso será desenvolvido em seis aulas online, que seguem o seguinte planejamento:
Aula 1 – Introdução.
Aula 2 – Pesquisa em acervos e arquivos digitais.
Aula 3 – Curadoria digital: especificidades da esfera digital e perspectivas para construção de uma prática curatorial coletiva.
Aula 4 – Mediação e comunicação na cultura digital: uma abordagem educomunicativa, a partir de práticas no pós-digital.
Aula 5 – Expografia no digital.
Aula 6 – Novas perspectivas: estudos de caso.
Confira um pouco da motivação por trás do curso e da Academia de Curadoria, um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq/UnB, composto por pesquisadores de diversas cidades do Brasil, reunidos em suas múltiplas habilidades:
“A forma pela qual produzimos, nos relacionamos e comportamos, assim como comunicamos e absorvemos a informação, se transformou à medida que estamos imersos numa ordem social pautada pelo contexto pós-digital, em que a vida conecta físico e virtual.
Se a cultura é o modo determinado de vida de uma sociedade – esta, hoje, atravessada pela tecnologia e inserida no ecossistema digital –, a arte, como expressão e manifestação humana, permanentemente em diálogo com o real, será uma resposta às questões de seu tempo, capaz de trazer uma nova maneira de fazer e produzir conhecimento pela via do digital.
Desse caldeirão, acelerado pela pandemia, surgem projetos que fazem referência a esse momento, como o grupo Academia de Curadoria. Pensar sobre como devemos atuar na curadoria de exposições, criando dinâmicas de inserção e modos de ressignificar essa profissão diante do fenômeno da hipercultura, é também uma maneira de refletir sobre a prática curatorial diante das redes sociais, das mídias digitais, da planificação do tridimensional, do consumo frenético e automatizado das imagens e da informação”.
Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
“Curadoria Digital: Exposições de Arte no Pós-Virtual”
Curso online oferecido nos dias 18 e 25 de maio e 01, 08, 15 e 22 de junho