Josi, “Da série: Decantações, fervuras e temperamentos”, 2022, água de feijão preto e açafrão sobre papel, 35 x 44 cm

Confira páginas e vídeo-entrevistas de artistas participantes do PIPA 2022

Ao ser indicado ao PIPA, cada artista tem direito a páginas nos sites em português e em inglês do Prêmio. Essas páginas, juntas, formam um catálogo da arte contemporânea brasileira: são alimentadas com imagens de trabalhos, vídeos, textos, currículos, entre outros conteúdos que os participantes desejem enviar. A equipe do Prêmio incentiva que os artistas mantenham suas páginas atualizadas e está sempre disponível para recebimento de material. Além disso, os participantes do PIPA também são convidados a gravar uma vídeo-entrevista com a Do Rio Filmes, assim tendo mais um espaço para compartilharem sobre suas obras e seus processos de criação.

Os artistas participantes foram indicados pelo Comitê de Indicação, formado por profissionais da arte de todo o Brasil, no qual cada membro pode enviar até três nomes. Dos 66 artistas indicados para o Prêmio PIPA 2022, 61 participam desta edição, sendo 49 participantes de primeira viagem.

Assim como na edição do ano passado, o Prêmio decidiu focar na produção mais recente, indicando artistas que realizaram sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 15 anos. O objetivo do Prêmio PIPA 2022 é ser um incentivo para artistas em início de carreira, porém com produção diferenciada.

Nesta postagem, apresentamos alguns dos 61 participantes do PIPA 2022. Clique nos nomes para acessar as respectivas páginas e saber mais sobre eles:

Froiid é Artista multidisciplinar e curador, Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/ UEMG), graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), Residente no Bolsa Pampulha 2022, residente no LABCultural BDMG 2021, Vencedor do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais, pela Fundação Clóvis Salgado. Froiid participou de diversas exposições, tais como: “Boi de Piranha, Brazilian Zodiac” (2021); “É Hora da onça beber água” (Palácio das Artes, 2020-2021); “Onde a coruja dorme” (Galeria de Arte BDMG Cultural, 2019-2020); na exposição “EmMeio” (Museu Nacional de Brasília, 2018); Festival Internacional de Fotografia (2017); “Copa do Mundo” (Sesc Palladium, 2014) dentre outras.

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:

Tive infância em Carbonita-MG, no Vale do Jequitinhonha. Entre outras, de lá levo poeira de pequi, mato torcido e breu pingado de rezas. A família saiu de lá para Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte e, do ir e vir diário dos trabalhos, guardei os desenhos. Eu me formei em Letras pela UFMG, virei professora e falei tantas vezes que ocupar qualquer palco era direito de todas as pessoas que acabei ouvindo. Fui para a graduação em Artes Plásticas na Escola Guignard-UEMG e estou erguendo fervura de me juntar inteira, a partir de um trançar de saberes ouvidos, testemunhados ou que vão inscritos na musculatura das minhas mãos: as artesanias várias, pintura, lavação de roupa, o fiar, a escrita, desenho, a cozinha, a cerâmica… Com esses treinamentos vários vou desfiando e tecendo as receitas de ocupar tempos e espaços no mover de minhas subjetividades.

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:

Uiler Costa-Santos, 1983, vive e trabalha em Salvador (BA). É artista visual e educador. Através da fotografia e do estudo das imagens, sua pesquisa propõe uma interlocução entre o imaginário da paisagem e as políticas de redistribuição do sensível por parte da abstração. Sua produção toma a imagem como veículo estético ao utilizá-las como instrumento que fornece ao corpo diferentes experiências de percepção a partir de espaços comuns e cotidianos, devolvendo a ele possibilidades de imaginação político-geográficas. Desde 2017, o artista se dedica a série “Sizígia”, pesquisa executada através da fotografia aérea no canal de Itaparica, região da costa baiana, onde acompanha diferentes relevos e movimentos da maré construindo novas formas de apreensão da paisagem local. Já colaborou com veículos como National Geographic Brasil e National Geographic Traveller UK, Four Seasons, Board de Turismo de Salvador entre outros. É colunista convidado do Iphoto Channel e do blog português Fotografia DG e desde 2015 ministra cursos de formação em fotografia com ênfase em técnica e pesquisa poética. Seu trabalho artístico é representado pela Paulo Darzé Galeria (BR), São Mamede (PT), Babel (BR/ USA) e pela Art & Emotion (CH).

Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:

A cada semana, vamos postar novas páginas e vídeos. Acompanhe!



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA