Ao ser indicado ao PIPA, cada artista tem direito a páginas nos sites em português e em inglês do Prêmio. Essas páginas, juntas, formam um catálogo da arte contemporânea brasileira: são alimentadas com imagens de trabalhos, vídeos, textos, currículos, entre outros conteúdos que os participantes desejem enviar. A equipe do Prêmio incentiva que os artistas mantenham suas páginas atualizadas e está sempre disponível para recebimento de material. Além disso, os participantes do PIPA também são convidados a gravar uma vídeo-entrevista com a Do Rio Filmes, assim tendo mais um espaço para compartilharem sobre suas obras e seus processos de criação.
Os artistas participantes foram indicados pelo Comitê de Indicação, formado por profissionais da arte de todo o Brasil, no qual cada membro pode enviar até três nomes. Dos 66 artistas indicados para o Prêmio PIPA 2022, 61 participam desta edição, sendo 49 participantes de primeira viagem.
Assim como na edição do ano passado, o Prêmio decidiu focar na produção mais recente, indicando artistas que realizaram sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 15 anos. O objetivo do Prêmio PIPA 2022 é ser um incentivo para artistas em início de carreira, porém com produção diferenciada.
Nesta postagem, apresentamos alguns dos 61 participantes do PIPA 2022. Clique nos nomes para acessar as respectivas páginas e saber mais sobre eles:
A cada semana, vamos postar novas páginas e vídeos. Acompanhe!
Nasceu no Brasil em 1985 e vive atualmente em Nova Iorque. Tem feito experiências com materiais que permitem que as suas fotografias sejam sensoriais e lúdicas, forçando os limites da fotografia como um meio descritivo. Utilizando imagens do seu arquivo pessoal, ela reflete sobre identidade e imaginação, estimulando o lúdico nas suas imagens. Quaresma participou em exposições em instituições de todo o mundo, tais como Patrick Heide Contemporary Art (Londres), Sobering Galerie (Paris), Félix Frachon Gallery (Brussels), Sotheby’s Institute (Nova Iorque), Centro de Cultura Laura Alvim (Rio de Janeiro), Cincinnati Contemporary Arts Center, e A.I.R Gallery (Brooklyn).
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:
Andrew Silva é artista visual e pesquisador. Formado em Design, começou a desenvolver seu trabalho em pintura de forma autodidata. Nascido e criado no Conjuntão, Conjunto Habitacional localizado em Bangu, zona oeste do Rio. Encontrou na densidade dessa geometria arquitetônica substrato simbólico para a articulação de sua pintura. Sua obra se materializa tensionando o suporte por meio do uso de imagens de diferentes procedências e concedendo a elas caráter instalativo e escultórico.
Graduado em Design de Moda pela Unesa em 2017. Nos anos de 2015 e 2016, participou da Casa geração vidigal, escola de moda para jovens das periferias cariocas. No ano de 2018 foi selecionado para a residência órbita do Centro-Br (Centro Brasileiro de Estudos em Design de vestuário). Em 2020 ingressou no Atelier Livre Xico Stockinger em Porto Alegre. Em 2021 integrou o Salão Costa Doce de Arte contemporânea, Rio grande do Sul. Em 2022 realizou sua primeira individual “Ramal Apoteose” na Galeria Athena no Rio de janeiro e participou de diversas exposiçōes coletivas, “Fissura” na Portas Vilaseca, “Assembleia” na Galeria Refresco e “Id” na Z42, todas galerias cariocas.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:
Artista visual míope, transvestigenere, ELA/DELA, que pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens (vídeo, objeto, desenho, pintura, performance) com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas. Desenha todo dia. Efe Godoy com 7 anos de idade recebeu uma leitura de mãos que lhe abriu os olhos para perceber que teria uma trajetória artística em curso, desde então soube que iria desenhar seu caminho fora de sua Natural cidade Sete Lagoas/MG, hoje vive e trabalha em Belo Horizonte. Passeou pela Escola Guignard UEMG e continua formação através de vivências em residências no Brasil e exterior. Algumas dessas vivências transformadoras se deram nos últimos anos, como Bolsa Pampulha 2015/2016, a residência artística no EAC-Montevideo_UY em 2018, residência Adelina _SP, 2018, e recentemente: HEMIENCUENTRO _ INSTITUTO HEMISPHERIC NY UNIVERSITY na Cidade do México, 2019, e mostra VERBO de performance Arte na Galeria Vermelho – SP. Ganhou prêmio Mabri – pequenos formatos 2021 – e PRÊMIO SARP – salão de arte de ribeirão preto em 2020. De uma maneira simples tenta interferir na vida das pessoas através das redes sociais com a reverberação da palavra afeto, @efegodoy.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:
Entende sua prática a partir de deslocamentos nos percursos que levam imagens a condição de promessa. O artista elabora séries que exploram a noção de extravio, em sentido literal do termo, como se cada obra buscasse desestabilizar o senso comum da prática com a qual ele mantém estreita relação, ou seja, aquela parcela da produção de imagens relacionada à sedução e idealização.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:
Taygoara Schiavinoto é artista visual e educador, nascido na cidade de Ribeirão Preto. Graduado em Artes Visuais, com bacharelado em Escultura, pela Universidade de São Paulo – USP. Sua pesquisa observa os instrumentos simbólicos do candomblé a partir de conceitos dos Bakongos e da cultura Iorubás, bem como da cultura popular brasileira e de manifestações não-tradicionais de arte. Pela perspectiva da produção artística afro-brasileira, se busca rememorar símbolos “esquecidos” ao lado de figuras reconhecidas sob uma forma de celebração, cujo resultado é a criação de novos símbolos, desenvolvendo um ciclo de recordação e invenção.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2022:
A cada semana, vamos postar novas páginas e vídeos. Acompanhe!