(Salvador, BA)
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) recebe uma mostra dedicada a Exú, com curadoria de Ayrson Heráclito e Daniel Rangel. “Encruzilhada” fica em cartaz de 18 de abril a agosto de 2022 e ocupa os espaços expositivos da Capela e do Casarão do Solar do Unhão.
O dia escolhido para o início da exposição foi pensado para fazer referência à cultura afro-baiana, que dedica a segunda-feira a Exú e que tem a encruzilhada como um local sagrado para a entrega de oferenda ao Orixá mensageiro, a quem deve ser oferecido o primeiro agradado em qualquer ritual do Axé.
A ideia da coletiva é propor um diálogo entre o acervo moderno e contemporâneo do MAM-BA, com quadros, instalações, pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e cerâmicas de artistas de várias gerações, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Mario Cravo Neto e Marepe, com a Coleção de Arte Africana Claudio Masella, do Solar do Ferrão, formada por objetos que representam etnias de 15 países da África, como máscaras, estatuetas, instrumentos e utensílios confeccionados em materiais que variam entre terracota, madeira, metal e marfim. Ao todo, 300 peças de arte africana de 18 etnias estão presentes na exposição.
“Encruzilhada”
Em cartaz de 18 de abril a 14 de agosto de 2022
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia)
Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador, Bahia
De terça a domingo, das 13h às 18h
Gratuito