Luiz d'Orey, 90 x 110 cm

“Paralelas”: coletiva com Luiz d’Orey celebra novos artistas representados pela Referência Galeria de Arte

(Brasília, DF)

A Referência Galeria de Arte celebra a chegada de novos artistas ao elenco de representados com a mostra coletiva Paralelas, em exibição até 23 de abril. Participam da exposição Daniel Perfeito, Fernanda Azou, Léo Tavares, Luiz d’Orey e Osvaldo Gaia. Os artistas apresentam seus trabalhos mais recentes em pintura, escultura e técnica mista aplicada a objetos tridimensionais.

“O fio condutor da mostra é a ocorrência simultânea de pesquisas poéticas tão diversas quanto as gerações a que pertencem e a suas trajetórias artísticas. Nela, vemos que os artistas exploram, cada um a seu modo, os limites da materialidade”.

Luiz d’Orey participa com a série de pinturas “Você tem razão”, construída a partir da apropriação de Tweets que constam nos Trending Topics do Twitter. Ao utilizar sistematicamente as postagens que receberam maior engajamento por parte dos usuários da plataforma, ele, por via de uma sucessão de print screens (capturas de tela), parece representar as contradições de uma estranha paisagem e suas constantes transformações. Seus elementos não são geográficos ou espaciais, mas os signos e termos com os quais se dão o debate público atual, cuja fragilidade e superficialidade se equiparam a sua velocidade.

Outro aspecto significativo dessa série, que extrapola seu esforço quixotesco de observar um fenômeno em incessante e estridente fluxo, é o seu caráter instalativo. Já que, por muitas vezes, a pintura extrapola os limites do chassi para dialogar com a arquitetura, colocando os elementos do ambiente digital, como drop shadow e os pixels, em contraste com as idiossincrasias de um espaço real. Nessa série, pela sua vertiginosa sobreposição de conteúdos do mundo físico e do virtual, pela maneira com que geram espirais de extrusão e intrusão, lançando os olhos de dentro para fora e de fora para dentro da pintura, e dentro e fora do ambiente das redes, somos levados a questionar a real separação entre esses campos. Essas pinturas, portanto, visam explorar diferentes instâncias de contaminação.

Os trabalhos que Daniel Perfeito apresenta na mostra revelam a investigação artística da relação arquitetônica e psicológica entre o ser humano, a geometria, os objetos construtivos e a urbanidade. Nesta seleção, estão presentes elementos do design gráfico e do desenho industrial, como peças de MDF e placas de acrílico recortadas em máquinas; além de sólidos moldados em pequenas fôrmas cotidianas. Já as obras de Fernanda Azou podem ser entendidas como colagens do cotidiano de uma personagem que se confunde com a artista em um paralelo entre real e ficção. Os trabalhos evocam um caráter nostálgico, beirando o onírico, e podem ser entendidos como frames de um filme, o qual cabe ao espectador a formulação da narrativa.

Léo Tavares traz as obras intituladas “Afectado” e “Incógnito”, que abordam a narrativa verbovisual por meio da linguagem da montagem. As convergências entre o ver e o ler são investigadas, bem como outras questões que se levantam das relações entre a palavra e a imagem. Como tema, circunscreve as cenas melancólicas e horroríficas, puxando um fio condutor que vem das fábulas, a fim de testar as possibilidades poéticas e imaginativas da montagem como procedimento ao mesmo tempo plástico e conceitual. Osvaldo Gaia, por sua vez, apresenta trabalhos cuja materialidade se dá pela união de diversos saberes adquiridos ao longo da vida: o artista afirma que navegou por diversas técnicas artísticas a fim de aprimorar e desenvolver todo o potencial ligado à ancestralidade do povo ribeirinho. As formas e cores desgastadas nos fazem refletir sobre um tempo regido pela natureza, onde o equilíbrio, a força e a leveza se fazem presentes.

Saiba mais sobre a mostra aqui.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:

 

“Paralelas”, coletiva com Luiz d’Orey
De 10 de março a 23 de abril de 2022

Referência Galeria de Arte
CLN 202 Bloco B Loja 11, Subsolo Asa Norte, Brasília, DF
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h
O uso de máscara dentro da galeria é obrigatório
Telefone: (+55 61) 3963-3501
WhatsApp: (+55 61) 98162-3111
Email: referenciagaleria@gmail.com
Facebook: @referenciagaleria
Instagram: @referenciaarte



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA