Exposição que revisita criticamente a Semana de 22 reúne artistas modernistas e contemporâneos

(São Paulo, SP)

Com curadoria de Germano Dushá, a primeira exposição do ano na Casa Zalszupin, uma iniciativa da ETEL com a Galeria Almeida & Dale, se insere nas atividades impulsionadas pelos 100 anos da Semana de 22, revisitando criticamente um dos eventos culturais mais marcantes no imaginário do país.

A mostra Semana sim, semana não: paisagens, corpos e cotidianos entre um século, em cartaz até 23 de março, reúne obras das décadas de 1920 e 1930 de artistas modernistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Ismael Nery e Antônio Gomide, além de mobiliário do arquiteto Gregori Warchavchik e do pintor, escultor e gravurista Lasar Segall. Artistas contemporâneos como Castiel Vitorino Brasileiro, Lais Myrrha, Dalton Paula, Thiago Martins de Melo, Leandra Espírito Santo, Carolina Cordeiro, Davi de Jesus do Nascimento, Luana Vitra, Sonia Gomes, Tadáskía e Rafael RG também integram a exposição.

Obra de Leandra Espírito Santo

Ao colocar obras produzidas sob a verve moderna ao lado de trabalhos realizados nos últimos anos, a exposição justapõe e contrapõe gestos que buscam sintetizar paisagens, corpos e sua disposição no cotidiano, revelando movimentos sequenciais, mas também confrontos e contrastes incontornáveis que marcam realidades separadas pelo hiato de um século. O título “Semana sim, semana não” cria um jogo de palavras ambíguo entre a icônica referência cultural que a Semana de Arte Moderna se tornou e a conotação corriqueira desse termo temporal.

A proposta também invoca um movimento que pressupõe oposições e dicotomias: acontecimento e apagamento, memória e esquecimento, passado e presente, 1922 e 2022. Entre distanciamentos e aproximações, quebras e continuidades, reúne pulsões, de antes e de hoje, interessadas em exercitar com liberdade a síntese da nossa natureza – daquilo que nos cerca, nos contém e nos compõe.

Saiba mais aqui.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:

Confira o convite com a lista de todos os artistas participantes:

“Semana sim, semana não: paisagens, corpos e cotidianos entre um século”
De 14 de fevereiro a 23 de março, 2022

Casa Zalszupin
R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138 – Jardim América, São Paulo – SP, 01441-020
Segunda a sexta, das 10 às 17h; sábados, das 10 às 14h
Visitas mediante agendamento no site
Para grupos, agendamentos devem ser feitos via e-mail, com no mínimo 15 dias de antecedência, para marketing@etel.design
Telefone: (11) 3064-1266



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA