Pedro Varela apresenta instalação “Sonhário”

A mais recente exposição do Artmotiv no Shopping Leblon, Sonhário, convida Pedro Varela para criar um mural. A mostra está em cartaz até o dia 25 de fevereiro e tem a curadoria de Chris Laclau, membro do Comitê de Indicação do PIPA 2021.

A instalação, que tem o mesmo nome da exposição, é composta por pinturas recortadas montadas sobre madeira e fixadas na parede com peças de metal. Varela já vinha realizando trabalhos semelhantes em papel cortado com alfinetes. Segundo ele, a “ideia não é apenas fazer um apanhado de sonhos, mas sim tentar utilizar a estrutura imagética e poética dos sonhos como chave para pensarmos nossa realidade”. O “caleidoscópio de sonhos”, como define Laclau, ou o “dicionário de sonhos”, expressão do artista, reúne referências afetivas em imagens de personagens, objetos e locais reais e fictícios, misturando memória e ficção, passado e futuro. 

“À distância, a coleção de imagens compõe uma mancha que sugere uma abstração, mas, próxima, revela-se num conjunto de paisagens não lineares, emaranhadas em perspectivas múltiplas, que nos arrastam por viagens quase psicodélicas. Uma experiência que combina percepção alterada e realidade aumentada”, diz Laclau sobre o trabalho.

Sonhário, com Pedro Varela
Curadoria de Christiane Laclau
Em cartaz até 25 de fevereiro

Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro
Horários de funcionamento: Segunda a Sábado: 10h às 22h; e Domingo: 13h às 21h
Telefone: (21) 2018-2508



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA