Maura Grimaldi, "saxa loquuntur", 2021, filme HD a partir de 16mm, 13', projeção / dimensões variáveis

Kinoscope exibe filme de Maura Grimaldi e texto da artista em diálogo com Leandro Muniz

Entre os meses de fevereiro e março, a plataforma Kinoscope, um novo canal online que apresenta produções de arte contemporânea ligadas ao audiovisual experimental, uma iniciativa do artista Beto Shwafaty, exibe saxa loquuntur, novo curta-metragem de Maura Grimaldi. O filme narra, em forma de diálogo, o encontro de Elizabeth e uma geóloga. Enquanto buscam entrelaçar interesses e estabelecer uma relação de intimidade, demonstram a atração pelo mundo lítico. Em forma ensaística e errante, atravessam conceitos no campo das ciências naturais para abordar os movimentos migratórios e as analogias entre os corpos humanos e os rochosos.

O filme aborda o universo geológico como metodologia e como tema, buscando uma aproximação polissêmica das pedras e atenta para as formas como elas foram representadas na literatura e nas artes visuais em diferentes momentos. Igualmente, a narrativa investiga diferentes áreas dos saberes como ecoteoria, estudos ambientais, novos materialismos, pós-humanismo, arqueologia e geologia das mídias, para questionar os atuais modelos econômicos e sociais que legitimam a exploração de certos corpos (vivos e não vivos). O projeto toma emprestado conceitos da geologia – como blocos erráticos, desconformidade, inconformidade, sedimentação, alicerce, metamorfismo, entre tantos outros – para criar lentamente, assim como as pedras, uma ficção.

Em conjunto com a apresentação do filme, há um texto-correspondência entre Maura Grimaldi e Leandro Muniz. Assim como no vídeo, o texto atravessa diferentes esferas do conhecimento, indo da geologia à psicanálise, transitando entre o ensaio crítico, a narrativa sobre os processos de construção do filme e o diálogo afetivo.

Assista ao vídeo e leia o texto aqui. 

Maura Grimaldi, “saxa loquuntur”, 2021, filme HD a partir de 16mm, 13′, projeção / dimensões variáveis

Kinoscope
Contato: http://kinoscope.info/contato/
F. 11 9 9222 5651



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA