(São Paulo, SP)
Até 5 de fevereiro de 2022, a Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta ‘O Meu Trabalho’, exposição de Jac Leirner e Adriano Costa no Galpão, em São Paulo. Os artistas passaram os últimos dois anos em diálogo, compartilhando o mesmo ambiente e muitas vezes até materiais. A mostra reúne uma seleção das obras produzidas nesse período, trabalhos de autoria única, mas que carregam confluências de uma natureza comum.
Confira abaixo trechos do texto crítico “2 + 2 = 4”, escrito por Oliver Basciano:
“Há meses, Jac Leirner e Adriano Costa, artistas e amigos, vêm trabalhando lado a lado, não em uma colaboração propriamente dita – nesta exposição todos os trabalhos são de autoria singular –, muitas vezes dividindo o ambiente, a proximidade, as ferramentas e os materiais. Trabalham em silêncio, enquanto Hardcore Devo, uma antologia das primeiras demos pode, muitas vezes, ser ouvida em segundo plano. Em um clima de produtividade metódica, o estúdio vira fábrica e eles, co-operários. Seu produto é a transformação de materiais e objetos cotidianos em esculturas, no entanto, para ambos, a produção da arte não é um ato de transubstanciação, pelo contrário, o trabalho organiza e potencializa objetos cujo valor é subestimado. Jac Leirner volta sua atenção para cartões de visita, embalagens de cigarro, dinheiro ou níveis de precisão, entre outros itens prosaicos, há tempos ela acumula materiais ainda mais irrisórios: quaisquer embalagens de plástico e papel.
[…] Há uma sedução na obra de Leirner, em sua repetição; na lentidão de sua produção, onde materiais levam décadas para serem acumulados e podem se transformar em esculturas com incrível rapidez. Para Costa, há um sentimento de devassidão que move sua arte, um espírito insurgente que transporta itens insignificantes para dentro de um turbilhão de conexões formais e viscerais. Ambos os artistas recusam o simbolismo e a narrativa. Ambos rejeitam os costumes do espaço da galeria. Suas esculturas, pequenos coquetéis molotov, são momentos de revolta”.
Leia o texto completo aqui.
“O Meu Trabalho”, exposição de Jac Leirner e Adriano Costa
De 18 de novembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022
Galpão
Rua James Holland 71, São Paulo, Brasil
info@fdag.com.br
+ 55 11 33923942 // + 55 11 30327066
Horário de visitação
Seg – qui: 10h às 19h
Sex: 10h às 18h
Sáb: agendamento em +55 11 97146-2507