Rosangela Rennó, Terra de José Ninguém

Rosângela Rennó apresenta “Pequena ecologia da imagem”

(São Paulo, SP)

Rosângela Rennó celebra 35 anos de carreira com a exposição Pequena ecologia da imagem, na Pinacoteca Estaçãoem São Paulo. Com uma mostra panorâmica que reúne cerca de 130 obras entre 1987 e 2021, Rennó apresenta diversas temáticas que justificam o uso da “fotografia expandida”, “aquela que extrapola a criação de imagens autorais e inclui seus processos técnicos e sociais”, como define a divulgação da exposição.

Entre os temas abordados por essa escolha narrativa, três são predominantes. O primeiro deles se dedica à privacidade dos sujeitos e às políticas da memória. Na próxima sala, encontra-se uma produção artística pautada pela observação das instâncias públicas. Como a imprensa, o estado e as instituições de formação e controle contribuem para processos de subjetivação individuais e coletivos? O último eixo traz uma análise constante da artista sobre os efeitos da colonialidade na manutenção de sistemas de controle e violência, permeados por questões de classe e principalmente de raça. Na sala, será exposto o projeto inédito e ainda em construção Eaux des colonies (2020-), instalação com frascos de perfume que é resultado da residência artística de Rennó em Colônia, na Alemanha, realizada em 2020.

Além desses trabalhos, Rennó exibe a série Seres notáveis do mundo (2014-2021), produzida em Las Palmas, Espanha; a videoinstalação Terra de José Ninguém (2021); Realismo fantástico (1991)Série Vermelha (Militares) (2000-3) e Arquivo Universal (1992-)Com curadoria de Ana Maria Maia, a mostra adota trabalhos de linguagens diversas, das fotografias às coleções, objetos, instalações e obras audiovisuais. Apesar da variedade de suportes, há um direcionamento para o modo como a artista observou e comentou um imaginário histórico brasileiro e suas persistências no presente.

Pequena ecologia da imagem, de Rosângela Rennó
Curadoria: Ana Maria Maia
De 02.10.2021 a 07.03.2022

Pinacoteca Estação
4° andar Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia Ingressos Gratuitos, com reserva pelo site www.pinacoteca.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA