(Rio de Janeiro, RJ)
No dia 4 de dezembro de 2021, foi reaberta a exposição da artista Patrizia D’Angello na Galeria do Lago, no Museu da República, depois de quase dois anos fechada devido à pandemia da Covid-19. Rebatizada de Jardim do Éden 1.2, a exposição, que tem curadoria de Isabel Portella, foi ampliada com novas obras que foram produzidas durante o período de isolamento, ganhando um novo significado: “A exposição reabre impactada pelo tempo passado”, afirma a artista.
Das 25 pinturas que integravam a exposição original, 15 permanecem e outras 13 foram acrescidas, totalizando 28 obras. Os novos trabalhos foram produzidos no ateliê que a artista tem em casa e retratam a natureza, como ela conta:
“Durante a quarentena, confinada em um apartamento super urbano, totalmente apartada do ar, da água, do mato, do céu e do sol, retomei uma série de pinturas já iniciada de lagos e vegetação de cores fluidas, lisérgicas e tempo suspenso, uma espécie de vertigem necessária onde é possível ver discos voadores flutuando na água e nenúfares no céu, um salvo conduto para se passar os dias monocórdicos de um eterno presente sem sucumbir a loucura”.
Na primeira sala da exposição estão os novos trabalhos, produzidos durante o isolamento social, ao que Patrizia ressalta:
“É uma atmosfera onírica, tal qual um banquete de pratos flutuantes ofertando a natureza em consonância com o parque do Museu da República, que adentra pelas janelas e portas mediando, assim, a construção que se dá na segunda sala, onde novos trabalhos corroboram e se somam à narrativa já desenvolvida no primeiro momento da exposição”.
O conceito da mostra foi pensado a partir dos muitos banquetes realizados no Palácio do Catete, sede do Governo Federal entre 1896 e 1960 e que hoje abriga o Museu da República. Para realizar a primeira fase da exposição, a artista mergulhou no acervo do Museu, em documentos relacionados ao tema, como uma bela coleção de convites e menus das muitas recepções ocorridas ali, bem como fotos, vasos, pratarias, sancas e mobiliário pertencentes ao Palácio do Catete, que aparecem nas obras mesclados a seu repertório poético.
“Jardim do Éden 1.2”, individual de Patrizia D’Angello
De 4 de dezembro de 2021 a 20 de fevereiro de 2022
Curadoria de Isabel Sanson Portella
Galeria do Lago
Museu da República, R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2127.0324
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábados com agendamento prévio pelo email: mr.galeria@museus.gov.br
Entrada franca