Obra de Eduardo Montelli, 2021

“Espectrofagia”: mostra organizada por Eduardo Montelli na plataforma BICA

Até 10 de março, a plataforma BICA apresenta Espectrofagia, uma proposta de Eduardo Montelli. O artista convidou Ana Alice, David Ceccon, Felipa Queiroz, Henrique Fagundes e Rafaela Giacomelli para pensarem uma exposição que dialogasse com as ideias que o filósofo Serge Margel elabora no texto “É preciso comer o seu duplo”. No ambiente online, apresentam diferentes experimentações “espectrofágicas” que dão forma a processos particulares de devoração e digestão de imaginários e de acontecimentos vividos em uma sociedade habitada por legiões de fantasmagorias estéticas e políticas.

Confira abaixo um texto compartilhado na página da mostra:

“A espectrofagia nos une. É preciso devorar nossos duplos. Mastigar fantasmas, assombrações, gêmeos digitais. Engolir promessas, fracassos, presentes, passados, futuros. O espírito recusa-se a conceber o espírito sem corpo. A imagem encarna. Projeção, enquadramento, montagem, publicação. Uma câmera, uma prótese. Além do olho e do sonho. Uma tela, uma boca, um estômago. Aparelhos digestivos de expansão da realidade, de fluxos de liberdade, de circulação nas dimensões do suprassensível. Técnica e magia. Perspectivas predadoras. Caçar, comer, incorporar. O Outro. O ritual da plasticidade destrutiva. A mutação imprevisível. Só não há determinismo onde há mistério”.

A BICA é uma plataforma online de acontecimentos artísticos que propõe experiências expositivas, web residências e projetos de imersão com ênfase em experimentações e processos de criação. O espaço virtual integra compartilhamento e aprendizagem por meio de experiências entre artistas, investigadores e demais interessados em pensar projetos artísticos, teóricos ou práticos e ações experimentais em ambiente digital.

Visite a mostra Espectrofagia aqui.

Clique nas imagens das obras abaixo para ampliá-las:

“Espectrofagia”, Exposição Online Onsite
De 10 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022

Instagram da Plataforma Bica: @bica_plataforma



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA