Irmãs Brasil, still de "PINK", 2020, vídeo, som, cor, 42'12''

“Deriva Continental”: coletiva pensa a manutenção de uma biosfera habitável

(Rio de Janeiro, RJ)

A exposição coletiva Deriva Continental na C.galeria reúne os ECOPOEMAS (1983) do poeta chileno Nicanor Parra com trabalhos de artistas que em diálogo almejam romper com os limites entre subjetividades e seu entorno, entre os quais estão Irmãs BrasilPaul Setúbal, Panmela CastroDiego de Santos, Rafael Adorján e Vicente de Mello.

Leia abaixo parte do release da mostra:

“Compreender a dimensão do mundo com nossa acanhada proporção pode ser um desacato ao contentamento físico, sobrando assim, a poética como estratégia de elaboração. Por isso, tanto artistas quanto poetas se destacam nesse exercício. E nas palavras do filósofo Jean Marc Besse, podemos aproximar também, os cartógrafos, pois tanto Na paisagem do mundo, como na coleção de mapas, encontra-se a mesma tendência à enciclopédia e a mesma preocupação de fazer desta enciclopédia uma experiência visual. Trata-se, na cartografia e na pintura, de reunir, num pequeno espaço, nos limites de uma superfície de inscrição, a totalidade dos caracteres do mundo terrestre”.

[…] “Nesta exposição pensamos na articulação entre cinco eixos, onde a geografia é abandonada e vinte e três artistas, cada um ao seu modo, vão tecendo caminhos transcontinentais, que, junto às palavras de Nicanor Parra, pensam a América Latina com suas urgências em prol da manutenção de uma biosfera habitável, onde as “gentes” não se sobrepõem às matérias que se avizinham em nosso tempo. Se os continentes puderam se mover, novas formulações podem ser possíveis, ainda que para isso a imaginação deva ser tensionada até o limite, para que então surja a voz de um coro planetário. Abandonando o tempo e as categorias que dele advêm, a permanência e a simbiose, tornam-se plausíveis como uma onda migratória rumo ao futuro”.

Para ler o release completo, com informações sobre as obras dos diversos artistas, clique aqui.

Confira a lista completa de artistas participantes:

Irmãs Brasil, Eloá Carvalho, Paul Setúbal, Rafael Bqueer, Emerson Uýra, Panmela Castro, Walla Capelobo, Manauara Clandestina, Gilson Plano, Matheus Morani, Diego de Santos, Rafael Adorján, Piti Tomé, Ruan D’Ornellas, Marcos Duarte, Ayla Tavares, Flora Ramos, Brígida Baltar, Xadalu Tupã Jekupé, Vicente de Mello, Ana Bia Silva, Vítor Mizael, Diambe Silva.

Clique nas imagens para ampliá-las:

“Deriva Continental”, coletiva
Desde 17 de novembro de 2021

C. galeria
Visconde de Carandaí, 19, Jardim Botânico, RJ
Quarta a sexta, das 11h às 19h
+55 (21) 3988 0600
contato@cgaleria.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA