Parede Gentil 38 | Denilson Baniwa, galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil

Denilson Baniwa homenageia Jaider Esbell

(Rio de Janeiro, RJ)

A Gentil Carioca apresenta na sede do Rio de Janeiro, desde 26 de novembro, sua trigésima oitava Parede Gentil, edição especial em memória de Jaider Esbell, que se fez estrela no cosmo Makunaimí 1979 – 2021, uma homenagem de Denilson Baniwa ao artista que faleceu dia 2 de novembro.

Como escreveu a galeria,

Denilson transita pelos mundos experimentando seus processos artísticos e, a partir da antropofagia e autofagia da arte, busca o entendimento do Outro – seja ele humano ou não. Indígena, comunicador, artista parido no Movimento Indígena Amazônico, Baniwa é nascido em Mariuá, Rio Negro.

O homenageado, Jaider Esbell – ativista indígena Macuxi, curador e artista -, era e sempre será um nome de grande, mágica e urgente importância para a arte contemporânea do país. ⁠

Desde 2005, A Gentil Carioca recebe diversos convidados para realizar obras especiais na parede externa da galeria, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, que permanecem expostas por aproximadamente quatro meses. Entre artistas, coletivos e curadores, a Parede Gentil já recebeu nomes como Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Marcos Chaves, Lenora de Barros, Neville D’Almeida, Guga Ferraz, Carla Zaccagnini, Nico Vascellari, Gabi Gusmão, Maria Nepomuceno, Arjan Martins, OPAVIVARÁ!, Carlos Garaicoa e muitos outros. Para a realização de cada edição, a galeria também convida um colecionador para apoiar e subsidiar o projeto, com o intuito de transformar uma coleção de obras de arte em algo público. Segundo a galeria, “Uma boa coleção de arte legitima seu tempo e permite que um maior número de pessoas tenha acesso à obra”.

Para conferir edições anteriores da Parede Gentil, clique aqui.

Se quiser ver a obra pessoalmente, A Gentil Carioca está na Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado, Centro – RJ.

Veja a parede completa abaixo:

Parede Gentil 38 | Denilson Baniwa, galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA