Beto Shwafaty apresenta instalação contra o uso abusivo de agrotóxicos no Brasil

Beto Shwafaty apresenta a instalação “Tragédia Silenciosa”, um projeto premiado Programa de Auxílio Emergencial Edital Proac Lab em 2020 com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. Consciente da fragilidade ecológica e econômica que enfrentamos, Shwafaty escolhe nos atentar para as catástrofes naturais que nos circundam e, nesse trabalho específico, o artista aborda o uso abusivo de agrotóxicos no país por meio do sistema de agricultura extensiva brasileira, que causa o desaparecimento das abelhas.

“O artista explora as noções de perigo, armadilha, toxicidade, natureza, socioeconomia agrária e alimentação”, para entender as intrincadas relações entre o Brasil e químicas gigantes e multinacionais oriundas de países europeus que veem o Brasil como um mercado imenso e aberto para distribuir elementos tóxicos que há muito tempo são proibidos na Europa.

A primeira iteração desse projeto é composta por um objeto (armadilha elétrica para insetos) instalado pendularmente no espaço, e uma trilha sonora. Intervindo propositalmente no componente de luz original projetado para matar insetos com uma nova lâmpada, o objeto agora alterado se transforma em uma fonte luminescente que emana alternadamente espectros de luz vermelha e azul, cores que segundo pesquisas atuais conduzidas pela UCL (UK), podem curar abelhas envenenadas por agrotóxicos. A peça sonora que acompanha o objeto emite diversos sons “ambientais” (tais como o vento, o zumbido das abelhas, gotas de chuva, trovoadas, sons de trabalho no campo e etc.) que são sobrepostos pela voz de um narrador, que veicula informações relacionadas ao (ab)uso de agrotóxicos no Brasil e suas relações com entidades internacionais (números, previsões, advertências, declarações oficiais e assim por diante).


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA