Vista da exposição "Brasilidade Pós-Modernismo", foto de Jaime Acioli

Últimos dias para visitar a mostra “Brasilidade Pós-Modernismo”, também disponível virtualmente

(Rio de Janeiro, RJ)

A mostra Brasilidade Pós-Modernismo, que fica em cartaz até 22 de novembro de 2021 no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lança luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil e reflete, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto. A exposição, dividida em núcleos temáticos (Liberdade, Futuro, Identidade, Natureza, Estética e Poesia), conta com patrocínio do Banco do Brasil e realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

A mostra chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público poderá conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações que compõem o corpo da exposição, entre os quais Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Maxwell Alexandre, Cildo Meireles, Paulo Nazareth, Berna Reale, Gê Viana, Jaider Esbell, Lenora de Barros, Daiara Tukano, Floriano Romano e Tunga.

Para além da mostra presencial, o CCBB RJ lançou uma plataforma interativa de visitação remota para a mostra. Por meio de um sistema de câmera com movimento 360º e zoom, o visitante pode navegar por todo o espaço do CCBB (piso térreo, 1º andar e Rotunda) e conferir as obras presentes na exposição.

A plataforma, que pode ser acessada por meio deste link, ainda permite que seu usuário clique em cada uma das obras, podendo ampliar suas imagens e disponibilizando opções de informação, em texto e áudio (disponíveis em português e inglês). O visitante também se beneficia de informações sobre a curadoria, concebida por Tereza de Arruda, e ficha técnica da mostra.

Confira abaixo uma fala da curadora:

“Esta exposição não é idealizada com o olhar histórico, mas sim focada na atualidade com obras produzidas a partir de meados da década de 1960 até o dia de hoje, sendo algumas inéditas, ou seja, já com um distanciamento histórico dos primórdios da modernidade brasileira. Não é uma mostra elaborada como um ponto final, mas sim como um ponto de partida, assim como foi a Semana de Arte Moderna de 1922 para uma discussão inovadora a atender a demanda de nosso tempo conscientes do percurso futuro guiados por protagonistas criadores”.

Vista da exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, foto de Jaime Acioli

Mostra coletiva “Brasilidade Pós-Modernismo”
Curadoria de Tereza de Arruda
Até 22 de novembro de 2021

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro
R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Visitas: quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas
e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados
É necessário retirar ingresso no site eventim.com.br
Para visitar virtualmente, clique aqui



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA