(Santa Luzia, MG)
Até 4 de janeiro de 2022, Paulo Nazareth apresenta a mostra Advertência em sua casa-galeria Casa Borun/Povo de Luzia no Alto do Palmital, em Santa Luzia, MG. Entre outras obras, estão expostos estudos de trabalhos do artista que compõe a 34ª Bienal de Arte São Paulo, a “Faz escuro mas eu canto”, em cartaz até 5 de dezembro.
Confira abaixo um pouco sobre Advertência a partir de um trecho do texto escrito pelo artista:
“Mais uma vez mostrando a casa ao povo, Advertência mantém as portas da morada no alto do morro abertas apresentando a paisagem ao longe e perto de casa. Com o histórico e a geografia local enredada a geografia mundi, a série de desenhos corte seco/projeto para outdoor nos traz inúmeras personas de nossa história que foram em algum momento postas de lado em prol de outros projetos de construção da narrativa histórica. Sendo a Casa Borun/Povo de Luzia o próprio “objeto” de arte, o lugar é reconhecido no trabalho como o grande construtor da história, contendo nele mesmo todo o fazer da existência. Os que aí circulam e interagem tornam-se sujeitos/atores de arte. Os fatos ocorridos ai se amalgamam na constituição de uma Arte Imaterial.
[…] Advertência é um cismar sobre a relação de poder de uma autoridade absoluta e os que a seguem sem a questionar. NÃO MATARAS – Êxodo 20:13 são palavras estendidas num estandarte tratando o futuro a partir de um passado que teima em se presentificar abocanhando tudo em sua adjacência. Entre outros impressos, a faca xilogravada a ser trocada por tabaco e açúcar nos remete ao comércio anterior ao papel moeda quando essas mercancias eram o valor maior de troca. E ainda a faca estêncil-feita pode ser levada no peito impressa na camisa como chamada a um levante. A imagem popular e seus múltiplos povoam o barraco sobre mesas improvisadas e varais no terreiro e sobre a laje”.
Para visitar a Casa, é necessário agendar pelo telefone/whats app 031 998087481 e seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Na Bienal, “Nazareth combina práticas documentais, montagens instalativas e escultóricas usando materiais encontrados em suas viagens e atuações performáticas que envolvem elementos de ritualização e catarse”, como compartilhado na página do artista no site do evento.
“Advertência”, individual de Paulo Nazareth
De 5 de outubro de 2021 até 4 de janeiro de 2022
Casa Borun/Povo de Luzia
Rua 18 de abril, 21, Nova Esperança, Alto do Palmital, Santa Luzia, MG
Visitas devem ser agendadas pelo número (31) 99808-7481
—
Bienal “Faz escuro mas eu canto”
De 4 de setembro até 5 de dezembro, 2021
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3, Vila Mariana, São Paulo, SP
Informações em bienal.org.br