Obra de Adriana Vignoli, foto por Jean Peixoto

Exposição coletiva reúne dez artistas visuais de Brasília em diálogo

(Brasília, DF)

Galeria Casa retoma suas atividades presenciais em um novo espaço dedicado à produção cultural no Casapark e apresenta a mostra coletiva Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Primeiras conversas. Com curadoria de Carlos Silva, a exposição apresenta as obras de Adriana Vignoli, Helena Lopes, Lino Valente, Matias Mesquita e Zuleika de Souza, que compõem a Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Múltiplos, em um diálogo com as obras dos artistas visuais Alice Lara, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Rafael Marques e Valéria Pena-Costa.

Em agosto de 2021, o Casapark deu início à Coleção Casapark de Arte Contemporânea com o objetivo de resgatar a importância da ação ativa de instituições como agentes de estímulo, investimento e transformação direta para a melhoria da cadeia produtiva local das artes visuais. As obras, múltiplos de tiragem limitada e produzidas em diversas linguagens, foram adquiridas dos artistas pelo Casapark. A seleção, de acordo com o curador Carlos Silva, “foi realizada a partir de um mapeamento de eixos de força conceitual, concentrados em torno de uma ideia geral de paisagem, de lugar, de mobilidade e de acolhimento”. Para a seleção dos artistas, deu-se prioridade a artistas vivos e representativos da pesquisa e da articulação entre as linguagens visuais e as gerações contemporâneas: “Essas escolhas priorizam a tentativa de construir um primeiro panorama sobre a criação de arte contemporânea em Brasília, do ponto de vista físico e colecionista. Por isso, a organização e as escolhas do projeto estão focadas nos circuitos de linguagem e de mercado característicos de Brasília”, diz Silva.

Obra de Luciana Paiva

O curador explica que a proposta da exposição é contrapor as produções dos artistas que compõem a Coleção Casapark, iniciada em 2021, com as obras de artistas convidados que trabalham com linguagens diferentes e que dialogam entre si:

“A exposição foi organizada em torno de núcleos formais e conceituais relacionados às pesquisas desses artistas independentemente da linguagem ou da técnica utilizada em suas produções.  Assim, Adriana Vignoli e Valéria Pena-Costa dialogam pelos aspectos que conferem à paisagem. Helena Lopes e Alice Lara estão justapostas por tendências entre abstração e figuração. Zuleika de Souza e Luciana Paiva pensam outras arquiteturas da modernidade. Lino Valente e José Roberto Bassul se contrapõem entre a mancha e a linha. Já entre Matias Mesquita e Rafael Marques, o naturalismo se contrapõe à fantasia”.

A mostra marca o retorno presencial das atividades da Galeria Casa, que agora ocupa uma área de aproximadamente 200m² no mezanino da Livraria da Travessa e ao lado do Acervo Café:

“A programação de exposições continuará privilegiando a troca de informações entre artistas, galerias, centros culturais independentes do Distrito Federal. Para incrementar o intercâmbio, convidaremos galerias de outras cidades para que também realizem exposições individuais e coletivas, promovendo um enriquecimento cultural de todos”, ressalta Carlos Silva.

“Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Primeiras conversas”
De 26 de novembro a 26 de dezembro, 2021

Galeria Casa
Casapark, Piso Superior, dentro da Livraria da Travessa
Endereço: SGCV Lote 22, Brasília – DF
Visitação: terça a sábado, das 13h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Contato: +55 (61) 3403-5300



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA