(Brasília, DF)
A Galeria Casa retoma suas atividades presenciais em um novo espaço dedicado à produção cultural no Casapark e apresenta a mostra coletiva Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Primeiras conversas. Com curadoria de Carlos Silva, a exposição apresenta as obras de Adriana Vignoli, Helena Lopes, Lino Valente, Matias Mesquita e Zuleika de Souza, que compõem a Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Múltiplos, em um diálogo com as obras dos artistas visuais Alice Lara, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Rafael Marques e Valéria Pena-Costa.
Em agosto de 2021, o Casapark deu início à Coleção Casapark de Arte Contemporânea com o objetivo de resgatar a importância da ação ativa de instituições como agentes de estímulo, investimento e transformação direta para a melhoria da cadeia produtiva local das artes visuais. As obras, múltiplos de tiragem limitada e produzidas em diversas linguagens, foram adquiridas dos artistas pelo Casapark. A seleção, de acordo com o curador Carlos Silva, “foi realizada a partir de um mapeamento de eixos de força conceitual, concentrados em torno de uma ideia geral de paisagem, de lugar, de mobilidade e de acolhimento”. Para a seleção dos artistas, deu-se prioridade a artistas vivos e representativos da pesquisa e da articulação entre as linguagens visuais e as gerações contemporâneas: “Essas escolhas priorizam a tentativa de construir um primeiro panorama sobre a criação de arte contemporânea em Brasília, do ponto de vista físico e colecionista. Por isso, a organização e as escolhas do projeto estão focadas nos circuitos de linguagem e de mercado característicos de Brasília”, diz Silva.
O curador explica que a proposta da exposição é contrapor as produções dos artistas que compõem a Coleção Casapark, iniciada em 2021, com as obras de artistas convidados que trabalham com linguagens diferentes e que dialogam entre si:
“A exposição foi organizada em torno de núcleos formais e conceituais relacionados às pesquisas desses artistas independentemente da linguagem ou da técnica utilizada em suas produções. Assim, Adriana Vignoli e Valéria Pena-Costa dialogam pelos aspectos que conferem à paisagem. Helena Lopes e Alice Lara estão justapostas por tendências entre abstração e figuração. Zuleika de Souza e Luciana Paiva pensam outras arquiteturas da modernidade. Lino Valente e José Roberto Bassul se contrapõem entre a mancha e a linha. Já entre Matias Mesquita e Rafael Marques, o naturalismo se contrapõe à fantasia”.
A mostra marca o retorno presencial das atividades da Galeria Casa, que agora ocupa uma área de aproximadamente 200m² no mezanino da Livraria da Travessa e ao lado do Acervo Café:
“A programação de exposições continuará privilegiando a troca de informações entre artistas, galerias, centros culturais independentes do Distrito Federal. Para incrementar o intercâmbio, convidaremos galerias de outras cidades para que também realizem exposições individuais e coletivas, promovendo um enriquecimento cultural de todos”, ressalta Carlos Silva.
- Obra de Alice Lara
- Matias Mesquita, “Notivagos II”
“Coleção Casapark de Arte Contemporânea | Primeiras conversas”
De 26 de novembro a 26 de dezembro, 2021
Galeria Casa
Casapark, Piso Superior, dentro da Livraria da Travessa
Endereço: SGCV Lote 22, Brasília – DF
Visitação: terça a sábado, das 13h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Contato: +55 (61) 3403-5300