(Brasília, DF)
No dia 19 de novembro, sexta-feira, a partir das 10h, a Referência Galeria de Arte abre ao público a mostra coletiva A construção de minimundos, com obras de Ana Júlia Vilela (SP), Annima de Mattos (SP), Gisele Camargo (MG), Joaquim Paiva (RJ), Léo Tavares (DF), Pedro Lacerda (DF), Raquel Nava (DF), Vânia Mignone (SP) e Pedro Gandra (DF), que também organiza a mostra. A exposição apresenta trabalhos em pintura, desenho, fotografia e instalação, abordando o que circunda a produção dos artistas, seus interesses, referências e influências além da arte e do fazer artístico.
Composta por artistas contemporâneos, A construção de minimundos busca provocar o público acerca dos limites de onde se supõe, comumente, abrigar o pensamento pictórico manifesto em diversas formas e mídias. A coletiva foi organizada a partir da pesquisa individual de Pedro Gandra que intenciona estabelecer um diálogo plural com as variadas poéticas apresentadas pelos artistas dentro do espaço de pensamento que a exposição proporciona.
Confira abaixo uma fala do artista e curador da mostra:
“A heterogeneidade poética das pesquisas dos artistas é relevante para o pensamento da mostra. Não há aqui uma pretensão de unicidade. Mas pode se dizer que há em certos momentos imaginários compartilhados. A investigação da paisagem, a representação de espaços de interior e urbanos; há uma certa insistência em alguns trabalhos em criar o que parecem ser cenas, da ordem do cenográfico mesmo, ambientações ou até mesmo ambiência, existem em algumas obras um caráter quase sinestésico. Se o expectador se permitir, poderá ser quase que tomado pela sensação, isso pode ocorrer pela relação com a cor, relações de macro e micro, a fisicalidade, a presença física do espectador no espaço diante destas obras define muito da relação com o trabalho, o aproximar para ver/ler aquilo que a princípio parece difícil de enxergar, o afastar para ver o todo que a proximidade impede”.

Vânia Mignone, Sem título , 2019 – (NA TELA LÊ-SE “PARAíSO”), acrílica e colagem sobre mdf, edição – única, 60 cm X 60 cm
Durante o período de exposição, acontecem encontros com os artistas, tanto presenciais como online, e ambos com transmissão pelo Instagram @referenciaarte.
A programação começa no dia 20 de novembro, sábado, às 12h, com Onice Moraes e Pedro Gandra que conversam sobre a mostra em cartaz e os 26 anos da Referência. No dia 25, quinta-feira, às 18h, Raquel Nava e Pedro Gandra conversam sobre seus trabalhos. No dia 1º de dezembro, quarta-feira, às 18h, Pedro Gandra entrevista o fotógrafo Joaquim Paiva. Na sexta-feira, 3 de dezembro, das 14h às 19h, Gisele Camargo e Pedro Gandra participam de uma sessão de entrevistas mútuas. No dia 9, quinta feira, às 18h, Pedro Lacerda e Leo Tavares participam de uma conversa mediada por Pedro Gandra. Encerrando a programação, no dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 18h, Pedro Gandra mediará a conversa entre Ana Júlia Vilela e Annima de Mattos. Apenas a última sessão do Ciclo de conversas será exclusivamente online. As outras serão transmitidas pelo Instagram @referenciaarte, sendo que a do dia 3, com Gisele Camargo e Pedro Gandra, será transmitida no período de 18h às 19h. A entrada para as conversas presenciais é gratuita e livre para todos os públicos, mas sujeita à disponibilidade de vagas no espaço, limitada a 10 pessoas, e mediante agendamento pelo telefone (55 61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111
“A construção de minimundos”
De 19 de novembro a 31 de dezembro, 2021
Referência Galeria de Arte
202 Norte, Bloco B Sala 11 – Subsolo, Brasília – DF
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 10h às 15h
Telefone: (55 61) 3963-3501
Wpp: (55 61) 98162-3111