Exposições Prêmio PIPA e Instituto PIPA

Uma conversa sobre o Instituto e o Prêmio PIPA será realizada na próxima semana na plataforma Preview

Na próxima semana, na terça-feira, dia 26 de outubro, teremos uma conversa, realizada em inglês, entre o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, e um dos criadores da plataforma Preview, Gabriel Pérez-Barreiro.

A troca será na própria plataforma, fundada em 2019 por, além de Gabriel, Matt Jameson Evans e Joel Patrick. A Preview foi criada com a intenção de unir os mundos de arte e tecnologia de modo a realçar a arte e as comunidades ao redor dela. O ponto chave da visão dos criadores é a ideia de que arte não é outro produto, e sim um que vive em uma rede de bolsa de estudos, opinião, debate e paixão, e a tecnologia pode proporcionar um modo significativo de criar e manter comunidades de interesse no mundo da arte. O lema da plataforma, traduzido, é: “Se sinta parte da arte que você vê – Artcasts te conectam à arte por meio dos olhos e ouvidos de conhecedores da área”.

No encontro serão abordados diversos assuntos que conectam o Instituto PIPA à arte contemporânea brasileira. Entre os tópicos estão os anos de atuação do Instituto; a coleção “Deslocamento”; as exposições já organizadas ao longo desses 12 anos; o perfil dos artistas que vêm sendo indicados ao Prêmio PIPA e as mudanças neste, e os Artistas Selecionados 2021.

A conversa ao vivo, marcada para as 14h30 (horário de Brasília) suportará um número limitado de pessoas, que terão acesso por meio de convites ou por cadastro. Se você tiver interesse em acompanhar a discussão, cadastre-se aqui para RSVP e receber lembretes no dia. Após a live, o conteúdo estará disponível para todos para ser assistido como gravação.

Se quiser se atualizar sobre os últimos conteúdos do Prêmio PIPA antes da conversa, confira as Ocupações realizados no site pelos Artista Selecionados 2021, que ocorreram de 13 de setembro a 16 de outubro:

OCUPAÇÃO SELECIONADOS 2021: ILÊ SARTUZI
OCUPAÇÃO SELECIONADOS 2021: DENILSON BANIWA
OCUPAÇÃO SELECIONADOS 2021: MARCELA BONFIM
OCUPAÇÃO SELECIONADOS 2021: VENTURA PROFANA
OCUPAÇÃO SELECIONADOS 2021: CASTIEL VITORINO BRASILEIRO

Denilson Baniwa, “Me deixa ser Selvagem”, 2020, Projeção a laser

E não se esqueça: as exposições Prêmio PIPA 2020 Vencedores; Prêmio PIPA 2021 Apresentação e Aquisições Recentes Coleção Instituto PIPA ficam no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, até 20 de novembro.

Para conhecer o site do Instituto, assim como a coleção “Deslocamento”, clique aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA