Vista da exposição Aquisições Recentes do Instituto PIPA, foto de Jaime Acioli

Confira os vídeos da visita guiada à exposição “Aquisições Recentes – Coleção Instituto PIPA”

Desde 9 de setembro, as exposições do Prêmio PIPA e de Aquisições Recentes do Instituto PIPA estão em exibição no Paço Imperial, na Praça XV, no Rio de Janeiro. No dia da abertura, Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto, e Lucrécia Vinhaes, fundadora e coordenadora do Instituto e do Prêmio PIPA, realizaram uma visita guiada pelas exposições como parte da programação VIP da ArtRio.

Essa visita foi adaptada para um vídeo produzido pela Do Rio Filmes e dividido em duas partes, que estão disponíveis em nosso canal do Youtube. Entre os assuntos abordados na Parte 1, estão o funcionamento do Prêmio; a edição de 2020 e as mudanças de 2021. Na Parte 2, Camillo comenta as obras da mostra, como o voo dos pássaros enjaulados de Daniel Beerstecher; os registros em temporalidades próximas mas espacialidades distantes de Yukie Hori e Inês Bonduki; a autoficcionalidade de Aleta Valente e o universo simbólico carregado de ancestralidade de Ibã huni Kuin (Isaías Sales).

Como Camillo resumiu, 

“Esse choque de mundos que é o Brasil, acho que isso é um pouco o espírito do Instituto PIPA”.

Para conhecer a coleção completa, chamada “Deslocamento”, clique aqui.

Assista abaixo aos vídeos produzidos pela Do Rio Filmes:

Algumas das obras expostas na mostra da coleção já foram abordadas pela série de postagens “PIPA de perto: a(o) artista fala na coleção do Instituto”. Navegue pelos links para saber mais informações sobre esses trabalhos, a partir de explicações dos próprios artistas:

E anote na agenda: as exposições do Prêmio e da coleção do Instituto ficarão em cartaz no Paço Imperial até 21 de novembro de 2021.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA