Gê Viana, "Sobreposição da História", detalhe, 2019, performer Gê Viana, fotografia de Alex Oliveira, plantação de cana no Jaca, Jardim Canadá, MG. Junto, Jamaicanos cortando cana (1880). Lambe-Lambe em sacos de ráfia, 160 x 200 cm

Assista à conversa entre Luiz Camillo Osorio e Gabriel Pérez-Barreiro na plataforma Preview

No dia 26 de outubro, terça-feira, o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, conversou com um dos criadores da plataforma PreviewGabriel Pérez-Barreiro. A troca, cujo tema central foi o Prêmio PIPA, durou cerca de 50 minutos e foi conduzida em inglês.

A plataforma Preview, fundada em 2019 por, além de Gabriel, Matt Jameson Evans e Joel Patrick, foi criada com a intenção de unir os mundos de arte e tecnologia de modo a realçar a arte e as comunidades ao redor dela. O ponto chave da visão dos criadores é a ideia de que arte não é outro produto, e sim um que vive em uma rede de bolsa de estudos, opinião, debate e paixão, e a tecnologia pode proporcionar um modo significativo de criar e manter comunidades de interesse no mundo da arte. O lema da plataforma, traduzido, é: “Se sinta parte da arte que você vê – Artcasts te conectam à arte por meio dos olhos e ouvidos de conhecedores da área”.

No início da conversa, Gabriel comentou como o Prêmio é um dos mais importantes termômetros da história da arte contemporânea brasileira e também uma ferramenta rica, com informações e materiais excelentes sobre artistas contemporâneos, consultada frequentemente por curadores. Em sua fala, Camillo traçou um panorama do circuito brasileiro a partir do perfil dos indicados e dos vencedores das diversas edições do Prêmio PIPA, desde 2010. O curador também compartilhou a história do Prêmio; comentou sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos e respondeu a diversas perguntas feitas ao vivo por Gabriel e pelos espectadores – entre elas, a questão da presença da tecnologia e das redes sociais para o cenário artístico.

Tatiana Blass, vista da Exposição dos Finalistas PIPA 2011, foto de Marco Rodrigues

Um interessante mecanismo da Preview é a oportunidade de montar na plataforma um álbum com imagens para ilustrarem o que está sendo dito: assim, enquanto falava, Camillo apresentou ao público diversas obras e fotos pré-selecionadas que ajudaram a contar a história do Prêmio e a dar uma noção da produção dos Vencedores do PIPA 2020 (Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto) e dos Artistas Selecionados de 2021 (Castiel Vitorino Brasileiro, Denilson Baniwa, Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana). Na gravação, o espectador pode acompanhar as fotos no ritmo que foram mostradas apertando o botão “See tour” (ver o tour) ao dar play, ou até mesmo navegar autonomamente, por meio das setas “Previous work” (trabalho anterior) e “Next work” (próximo trabalho).

Para assistir à conversa completa, em inglês, clique aqui.

Aproveitamos para lembrar que a exposição dos Vencedores do PIPA 2020 e a Apresentação dos Artistas Selecionados PIPA 2021 estarão no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, até 21 de novembro, assim como a mostra de Aquisições Recentes do Instituto PIPA.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA