(Campinas, SP)
A partir das ações realizadas no período de residência, o artista visual e performer Geovanni Lima apresenta sua primeira exposição individual, na AT | AL 609, em Campinas, denominada As pessoas dos 482 anos, uma referência direta a possível data de início da escravização de corpos negros no país (1538/1539).
Na mostra, estão presentes uma instalação e os documentos das performances feitas pela cidade paulista. A poética do artista considera espaços, histórias e dinâmicas de corpos negros, que cartografa por seu testemunho e corporifica a partir de sua presença. Geovanni traz para a galeria – dedicada às atividades de difusão da arte contemporânea – todos os processos que atravessaram seu corpo em performance, desdobrando-os em uma instalação homônima nas salas do espaço.
Confira abaixo um pouco sobre a primeira ação, nas palavras do artista, em referência ao dia da independência:
“Dia 07 de setembro, dia em que a bandeira do Brasil, em um processo de usurpação, fortalece processos golpistas e anti-democráticos, eu coloco a bandeira de Oxalá, da justiça, nas ruas do Cambuí, saindo do AT | AL 609 e indo até o Museu do Negro de Campinas”.
“As pessoas dos 482 anos”, individual de Geovanni Lima
Em cartaz desde 11 de setembro
AT | AL 609
Rua Antonio Lapa, 609, Cambuí, Campinas, São Paulo
Visitação: quarta-feira a sexta-feira das 14h às 19h
Agendamento em: @609atal ou em ciclodeacoesperformaticas@gmail.com