(São Paulo, SP)
Anna Costa e Silva apresenta de 23 de outubro a 20 de novembro a exposição Só é possível se formos 2. Com curadoria de Isabella Lenzi, a mostra promove um encontro entre a artista brasileira e a portuguesa Fernanda Fragateiro, “artistas de gerações, práticas e trajetórias distintas, que coincidem no desejo de pensar além dos limites individuais”, diz Lenzi. A exposição ficará em cartaz na Sala Fernando Pessoa do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo.
Em um momento no qual a defesa do coletivo e de um tempo desacelerado são ainda a exceção, esta experiência testa as possibilidades de estar e construir junto, de aprender e desaprender a 2, com todas as dificuldades que isso implica. As obras produzidas especialmente para este projeto, foram concebidas em diálogo com a arquitetura, os jardins e a condição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo — espaço que simboliza a complexidade da relação de mais de cinco séculos entre os dois países. São trabalhos que sugerem uma vivência pausada deste lugar e, idealmente, em par.
Anna Costa e Silva cria com suas obras um lugar de coexistência essencialmente imaterial e convoca a participação do espectador, que traz consigo não só sua história particular, mas, também, nossa história coletiva e compartida. Anna apresentará dois trabalhos: uma instalação celestial em duas partes que homenageia a artista Flora Diegues, sua amiga e colaboradora, que faleceu de maneira prematura em 2019, e a performance deriva Eu, que estou à espera que acontece para além do espaço expositivo, nas ruas da cidade, no dia da abertura, de 11 às 17h.
Só é possível se formos 2, com Anna Costa e Silva e Fernanda Fragateiro
Curadoria: Isabella Lenzi
Abertura: 23 de outubro de 2021, das 10h às 17h
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
25 de outubro a 20 de novembro, segunda a sábado, das 10h às 18h
Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo
Entrada gratuita