(Brasília, DF)
Latinamerica, a primeira exposição individual da artista Gabriela Noujaim em Brasília, reúne mais de dez gravuras e uma instalação com 78 máscaras cirúrgicas com a impressão em serigrafia de um mapa da América Latina em vermelho. A mostra, que fica em cartaz no Museu Nacional da República até 07 de novembro de 2021 e tem curadoria de Sissa de Assis, também conta com o livro de artista Latinamerica 2020: uma caixa-experiência em edição limitada, trilíngue (port/ingl/esp), contendo serigrafias em vários suportes, textos e um pendrive com o vídeo Mulheres Latinamericas 2020 (3′ 33″), que poderá ser visto em loop pelo público.
Em abril de 2020, Gabriela passou a criar uma série de serigrafias em máscaras cirúrgicas, nas quais estava estampado o mapa da América Latina. Ela enviou essas máscaras por correio, seguindo todo o protocolo anti-Covid, para mulheres de várias partes do país e de distintas áreas de atuação. Como parte do trabalho, essas mulheres fizeram selfies portando a máscara recebida, que foram encaminhadas para a artista. Estas fotografias se desdobraram no vídeo, e no livro, produzidos no ano passado. As fotografias ilustram sete relatos das mulheres que participaram do trabalho, com suas experiências durante a pandemia.
A artista fala sobre a situação que moveu seu trabalho:
“o impacto negativo da pandemia nas mulheres se tornou algo latente, revelando questões extremamente urgentes na América Latina, principalmente pelas condições precárias de trabalhos informais – cuidadoras e trabalhadoras domésticas, por exemplo, além do aumento da violência contra a mulher, somado aos casos de mortes pelo vírus entre indígenas e demais mulheres em situação de vulnerabilidade”.
No espaço expositivo encontram-se gravuras produzidas durante a pandemia que se relacionam com o corpo da artista, tendo a impressão do mapa da América Latina como marca registrada de uma identidade em forma de cicatriz na pele.
“Latinamerica”, individual de Gabriela Noujaim
Curadoria de Sissa de Assis
De 17 de setembro a 7 de novembro de 2021
Museu Nacional da República, Brasília
Próximo à Rodoviária Plano Piloto, Brasília, DF
Endereço: Setor Sul, Lote 2
Sexta-feira a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita