Ana Elisa Egreja: "Cozinha do Penacchi" (detalhe), 2021, óleo sobre tela, 150 x 200 cm, foto por Filipe Berndt

Contraste entre realidade e fantasia na nova individual de Ana Elisa Egreja

(São Paulo, SP)

De 18 de setembro a 6 de novembro, 2021, Ana Elisa Egreja traz para a Galeria Leme a exposição Fazer realidadecomposta por sua produção mais recente, com sete grandes telas e um conjunto de 42 pinturas circulares, em pequeno formato, todas inéditas. A individual conta com texto crítico do curador Moacir dos Anjos.

Em seu corpo de trabalho, assim como nas obras apresentadas na mostra, Ana Elisa pesquisa os gêneros da pintura Interior e Natureza Morta, retratando ambientes domésticos de forma virtuosa. São salas, cozinhas, mesas e janelas, repletos de objetos do cotidiano, como pratos, utensílios, frutas e verduras, nas quais a memória afetiva se mistura às referências da história da arte e da arquitetura. Ao mesmo tempo, nesse conjunto de trabalhos, a artista expande seu vocabulário particular, tanto na riqueza das pinceladas e exercício da pintura, quanto no que diz respeito ao contraste entre realidade e fantasia das imagens representadas.

Confira abaixo uma fala de Moacir dos Anjos sobre o trabalho de Ana Elisa:

“Em conjunto recente de pinturas, Ana Elisa Egreja dá seguimento a programa artístico que possui já década e meia, ainda que continuamente altere algo nele ou expanda suas bordas, tornando-o mais denso e largo. A cada movimento feito, coloca-se diante de desafios antes ausentes ou que careciam, no passado, de urgência de enfrentamento. Em sua obra, as coisas permanecem e mudam; estão lá e se ausentam. Nela, não há desvio dos paradoxos eventualmente encontrados, mas o cultivo deliberado deles”.

Aprofundando seu interesse pela pintura e suas possibilidades, Ana Elisa ressalta que, em seus trabalhos mais recentes, têm se intensificado uma experimentação com relevos:

“Em outros momentos da minha produção, o meu interesse já se voltou para a escala, para os vidros, para as luzes na cena, para contar a historia de uma casa especifica. Agora estou obcecada pelo relevo e pela textura. Estou trabalhando com mais tinta do que costumava trabalhar, tentando controlar os volumes e testar os limites da tinta óleo no tipo de representação que me proponho em fazer”, destaca a artista.

Ana Elisa Egreja: “Pratos borrão” (detalhe), 2021, óleo sobre tela, dimensões variáveis, foto por Filipe Berndt

 

“Fazer realidade”, individual de Ana Elisa Egreja
De 18 de setembro a 6 de novembro, 2021
Texto crítico de Moacir dos Anjos

Galeria Leme
Rua Valdemar Ferreira, 130 – Butantã, São Paulo – SP
Terça a sexta, 10h – 19h / sábado, 10h – 17h
Instagram da Galeria aqui



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA