André Komatsu apresenta instalação inédita no Octógono da Pinacoteca

(São Paulo, SP)

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta instalação inédita do artista André Komatsu no espaço central do museu – o Octógono. Para a obra Noite Longa, em exibição desde 28 de agosto e com curadoria de Ana Maria Maia, Komatsu dialoga com as ideias de controle, possibilidade e restrição. Seus trabalhos são permeados pelas relações de poder e pelos conflitos sociais.

A instalação ocupa todo o octógono do museu: o piso foi revestido por placas de ferro, onde foram fixadas 51 lanças de aço de 4 metros de altura. Cada uma das lanças está posicionada a uma distância de 150 cm, criando uma organização com contornos de ordem e hostilidade, além de caracterizar um espaço controlado em que é impossível se movimentar livremente.

Nas extremidades das lanças, objetos como livros, sacos de terra, moedas empilhadas, papel moeda, folhas de ouro e garrafas de água estão espetados. O público, que pode circular entres essas estruturas de maneira ordenada, conseguirá vislumbrar os elementos em seu topo, longe do alcance das mãos. Os elementos simbolizam bens que embora devessem ser garantidos enquanto direitos básicos, permanecem inacessíveis para grande parte da população, sobretudo em contextos de crise e agravamento das desigualdades sociais.

  •  Performance

Ainda durante o período da instalação, no dia 09 de outubro, André Komatsu e estudantes do projeto ali:leste farão uma performance no Octógono. A representação abordará vocalizações do conceito de democracia a partir de um repertório da poesia slam.

O ali (arte livre itinerante) é uma escola nômade de arte que estabelece trânsitos entre centros e periferias e atua no distrito de Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo.

Para saber mais, clique aqui.

Confira abaixo imagens da instalação (clique para ampliar) tiradas por Levi Fanan e veiculadas no Instagram da Pinacoteca de São Paulo:

Instalação “Noite Longa”, de André Komatsu
De 28 de agosto a 08 de novembro, 2021

Octógono da Pinacoteca de São Paulo
Edifício Pina Luz, Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Ingressos com reserva de horário em www.pinacoteca.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA