"prelúdio (or curtain call)", 2021, aço, cortina de veludo, motor de passo, arduino, 93 x 76 x 20 cm, foto por Julia Thompson

“A. E A de novo”: nova individual de Ilê Sartuzi no auroras

(São Paulo, SP)

Em cartaz desde o final de julho – e até dia 02 de outubro –, Ilê Sartuzi, um dos Artistas Selecionados do Prêmio PIPA 2021, apresenta a mostra individual A. E A de novo no espaço auroras, em São Paulo.

Confira abaixo o release da exposição:

“Abrem-se as cortinas, há uma tentativa de enunciação que resulta tão somente em uma vibração, ou ainda esse imperativo do dizer torna impossível terminar uma discussão. Essas pequenas cenas acontecem em diferentes ambientes do auroras, onde figuram objetos mecanizados, coreografias pré-programadas e aleatórias, sinais de luz, pinturas e vídeos. O que elas têm em comum é que parecem conter uma certa teatralidade na maneira como se apresentam.

Na exposição de Ilê Sartuzi no auroras, as ações parecem um começo sempre postergado, fadadas ao fracasso, ou encontram dificuldade na articulação de um sentido coerente. A tentativa de comunicação emite uma luz vermelha em código morse a partir do interior da casa enquanto escuta-se ruídos de outras partes. Formalmente, a repetição encadeia essas partes em um loop que abrange virtualmente todos os objetos. Isto é, a ‘vivacidade’ das coisas é programada para que existam momentos de saturação de estímulos e outros de ações mais pontuais.

As escalas dos objetos variam de miniaturas, uma cortina para pessoas pequenas, algo do tamanho de brinquedos infantis e o padrão de manequins adultos. Eles remetem à universos de representações, seja pelos exercícios de imaginação infantil ou pelos elementos do teatro.

Pela natureza dos trabalhos, o horário de visitação da exposição é alterado, começando ao anoitecer. Dessa maneira, a mostra permanece desativada durante o dia. Nessa atmosfera, a casa é tomada por objetos inanimados enquanto cria-se uma possível narrativa de novos moradores”.

Para saber mais, clique aqui.

“discussão I (variação)”, 2021, resina, fibra de vidro, circuitos eletrônicos, mini-falantes, servo-motor, arduino, foto por Julia Thompson

“A. E A de novo”, individual de Ilê Sartuzi
De 31 de julho a 02 de outubro

auroras
Av. São Valério 426, São Paulo, SP
Sexta e Sábado, das 18 às 21h, ou com agendamento (à noite)
auroras.art.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA