Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, o Instituto PIPA tem o prazer de anunciar os cinco Artistas Selecionados ao Prêmio PIPA 2021 – que são os premiados deste ano. Ressaltamos que nesta 12a edição apresentamos mudanças em relação ao formato dos anos anteriores, pois optamos, neste momento, por olhar para a produção de artistas com trajetórias mais recentes. Os artistas participantes de 2021 são artistas cuja primeira exposição aconteceu no máximo há 10 anos.
Os cinco Artistas Selecionados mostram o quanto a produção artística brasileira é plural, misturando linguagens e saberes heterogêneos e se desenvolvendo no país como um todo. Convidamos vocês então a conhecer abaixo os premiados de 2021, os cinco Artistas Selecionados pelo Conselho, e a ler na sequência quais as modificações propostas para o PIPA 2021:
Castiel é artista, escritora e psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é mestranda no programa de Psicologia Clínica da PUC-SP. Vive a Transmutação como um desígnio inevitável. Dribla, incorpora e mergulha em sua ontologia Bantu. Assume a cura como um momento perecível de liberdade. Estuda e constrói espiritualidade e ancestralidade interespecífica.
Castiel nasceu no Espírito Santo, em 1996, mas hoje diz que “vive e trabalha no Planeta Terra”. A artista foi indicada ao PIPA pela primeira vez em 2019.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:
“Às vezes o desafio não é ocupar posições. Por exemplo, quando as que existem não servem, é necessário criar algo novo. Denilson Baniwa é um artista indígena; é indígena e é artista, e seu ser indígena lhe leva a inventar um outro jeito de fazer arte, onde processos de imaginar e fazer são por força intervenções em uma dinâmica histórica (a história da colonização dos territórios indígenas que hoje conhecemos como Brasil) e interpelações àqueles que o encontram a abraçar suas responsabilidades”.
Denilson nasceu no Amazonas e hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro. O artista de 37 anos foi indicado ao PIPA 2019, edição em que foi vencedor do PIPA Online.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:
Ilê Sartuzi é artista, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa envolve objetos escultóricos, projeções de vídeos mapeadas, instalações e peças teatrais abordando questões relativas à imagem idealizada do corpo, muitas vezes fragmentado ou construído a partir de diferentes partes; mas também a ausência dessa figura em espaços proto-arquitetônicos e digitais. O interesse pelas artes dramáticas nos últimos anos conferiu uma teatralidade para os objetos e instalações que são animadas por movimentos mecânicos e interpretam dramaturgias e coreografias.
Ilê nasceu no estado de São Paulo, onde vive e trabalha. O artista de 25 anos foi indicado ao PIPA pela primeira vez em 2021.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:

“fundo natural Entidade. Quilombo de Vola Bela da Santissima Trindade MT Fundo natural – Amazônia Negra, 60×90
Sabemos de fato quem somos? Quantas vezes nos olhamos no espelho e identificamos ali nossos traços ancestrais? Algumas pessoas criam uma imagem que não as representam, mas que são aceitas pela sociedade ou por vezes preferem, simplesmente, quebrar o espelho e não se encarar. Muitas vezes esse espelho foi quebrado pela fotógrafa Marcela Bonfim, paulistana da cidade de Jaú, de 38 anos, hoje reconhecida como mulher negra e moradora na cidade de Porto Velho, em Rondônia, há 11 anos. Ela foi indicada pela primeira vez ao PIPA este ano.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:
Filha das entranhas misteriosas da mãe Bahia, donde artérias de águas vivas sustentam em fé, abunda. Ventura Profana profetiza multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti. Rompe a bruma: erótica, atômica, tomando vermelho como religião. Doutrinada em templos batistas, é pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora e artista visual, cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais. O óleo de margaridas, jibóias e reginas desce possante pelas veredas até inundá-la em desejo: unção. Louva, como o cravar de um punhal lambido de cerol e ferrugem em corações fariseus.
Ventura, que tem 28 anos, nasceu em Salvador, Bahia, e hoje vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. A primeira indicação ao PIPA foi em 2020.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2021:
Veja agora quais as mudanças do PIPA 2021 e como será a Exposição/Ocupação dos Selecionados desta edição:
- Depois de 11 anos premiando artistas mais conhecidos no circuito de arte nacional, decidimos que em 2021 os artistas indicados deveriam ter no máximo 10 anos de trajetória;
- Este ano, não teremos um único vencedor, serão cinco. Os cinco Artistas Selecionados pelo Conselho recebem cada um a doação de R$ 10 mil, para que todos sejam igualmente incentivados;
- A Exposição dos Selecionados vai acontecer no ambiente online. Entre 13 de setembro e 16 de outubro, os cinco vão realizar uma ocupação virtual no site e nas redes sociais do Prêmio e na plataforma Preview (da qual o crítico e curador Gabriel Pérez-Barreiro é um dos fundadores), com conteúdo exclusivo;
- Os Artistas Selecionados não precisam fazer uma doação de obra ao Instituto.
- Os cinco premiados terão destaque no catálogo do PIPA 2021, com textos críticos exclusivos.
As mudanças no PIPA 2021 vão de acordo com o nosso desejo de abarcar mais artistas na trajetória do Prêmio e, por meio de aquisições pontuais, diversificar e pluralizar as obras em nosso acervo. Queremos distribuir de forma mais ampla os recursos do Instituto PIPA, da qual o Prêmio PIPA é a iniciativa mais conhecida, através de aquisições, comissionamentos e outros projetos envolvendo principalmente os artistas que já participaram de alguma edição do Prêmio PIPA.
O PIPA Online 2021 mantém o modelo dos anos anteriores, e os 64 artistas desta edição, incluindo os cinco Artistas Selecionados, que são os premiados dessa edição (Castiel Vitorino, Denilson Baniwa, Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana), são convidados a participar. O PIPA Online, que terá início no dia 15 de agosto, representa uma ferramenta importante para que os artistas divulguem mais sobre sua obra, principalmente os artistas que estão fora dos principais centros urbanos, e num momento que exposições presenciais alcançam um público menor. Uma doação de R$5.000 será feita a cada um dos dois artistas mais votados ao final do segundo turno de votação do PIPA Online 2021. Serão dois artistas gratificados. Além disso, os 64 artistas vão fazer parte do catálogo bilíngue que será lançado ainda em 2021.
Para saber mais sobre os Selecionados e os demais participantes do Prêmio PIPA 2021, visite suas páginas contendo fotos de trabalhos, entrevistas, currículo e muito mais. E visite também o site do Instituto PIPA para conhecer nossa coleção.
Por fim, convidamos todos a visitarem a Exposição dos quatro Vencedores do PIPA 2020 no Paço Imperial a partir do dia 09 de setembro, com Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto.