Pedro Varela evoca passado colonial em “Pretérito Imperfeito”

(Petrópolis, RJ)

A Casa de Petrópolis (também conhecida como Casa dos Sete Erros) apresenta a exposição “Pretérito Imperfeito” dos artistas Pedro Varela e Bruno Weilemann. De 09 de junho a 5 de setembro, os dois artistas exibem pinturas e instalações que utilizam o fragmento e a memória como parte do repertório criado pelos artistas para a Casa. Com curadoria de Luiz Aquila, os artistas dividem o processo de criação de suas obras, num diálogo com elementos da Casa e do Jardim. 

“Pretérito Imperfeito” trata o passado como farol que ilumina as sombras na noite do presente, e nos ajuda a navegar em tempos que parecem sem contornos. Varela recria a paisagem tropical através do seu realismo fantástico, que mistura referências da história e da arte com devaneios e formas inventadas. Personagens anônimos surgem ao lado de florestas exageradas, que formam um emaranhado de flores, caules, fungos e formas quase abstratas. Suas referências passam pelas representações feitas por artistas das missões científicas durante o período colonial, cartas náuticas do renascimento, ilustrações do botânico e naturalista Ernst Haeckel, e até a série “Droguinhas” da Mira Schendel. O artista apresentará alguns de seus trabalhos mesclados a peças de macramês produzidas pela Andreza Dalcamim (@artedaspretas). “O macramê entra como uma imagem poética dessa trama de narrativas históricas, que se entrelaçam e criam padrões”.

Weilemann utiliza em suas obras fragmentos de imagens da Missão Francesa de 1816. A casa é um dos principais temas de seu trabalho. Algumas obras ora harmonizam ou contrastam com o interior, utilizando a luz e as cores dos seus espaços, bem como os elementos do papel de parede e das cortinas, muito bem preservados. A utilização de fragmentos, a colagem, as apropriações, a recombinação de memórias, a polifonia e o simbolismo iconográfico do ‘imaginário brasileiro’ e referências à cultura pop fazem parte da poética dos dois artistas. 

Pretérito Imperfeito, com Pedro Varela e Bruno Weilemann
Curadoria de Luiz Aquila
09 de junho a 05 de setembro de 2021

Casa de Petrópolis
Av. Ipiranga, 716, Petrópolis – RJ

Valor: R$10 inteira / 5 meia – grátis para petropolitanos às quartas, mediante comprovante de residência


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA