"As Três Graças", 2021, aço inox, 165 x 285 x 300 cm, ed. única

“Os Terra”: galeria Silvia Cintra + Box4 apresenta individual de Iole de Freitas

Até dia 23 de julho, a galeria Silvia Cintra + Box4 apresenta Os Terra, individual da artista Iole de Freitas, que já participou do Júri de Premiação e do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA. Seis obras de parede e uma grande peça no centro da galeria promovem o diálogo entre a artista e o espaço arquitetônico, premissa de toda a sua obra.

Essa nova série é um desdobramento da última exposição na galeria em 2018, quando a artista começou a trabalhar com pequenos conjuntos de formas que se relacionavam entre si e com o vazio entre elas, dando origem a uma obra única. Mas o que antes eram peças brancas, que remetiam aos moldes feitos em papel, desta vez ganharam cor. “Os Terra”, como a artista batizou esses trabalhos, remete às sutis gradações da cor terra nas obras, que variam do quase ocre ao vermelho escuro das terras ferrosas de Minas Gerais, onde ela passou a infância. A pigmentação do aço, feita com jato de areia, transforma a condição bruta do material e cria um efeito de transformação que subtrai a noção de peso, como se as peças fossem feitas de cascas de árvore ou couro de bicho.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo em que a artista fala em seu ateliê como foi o processo criativo dessa nova série e sobre o desafio de produzir uma mostra inteira durante a pandemia (este vídeo também está disponível na galeria para ser visto durante a visita):

Para acessar mais imagens da mostra, clique aqui.

“Os Terra”, individual de Iole de Freitas
De 22 de junho a 23 de julho

Silvia Cintra + Box4
Rua das Acácias 104, Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Segunda a sexta, 10 às 19h; Sábados, 12 às 18h
Telefone: +55 21 2521 0426



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA