Foto de Eduardo Ortega

“Se hace camino al andar”: individual de Lucia Laguna na Carpintaria e em OVR

A Carpintaria apresenta, até 15 de maio, Se hace camino al andar, individual de Lucia Laguna com visitação também por meio de um Online Viewing Room. A exposição é composta por dez pinturas que, segundo o curador independente Victor Gorgulho, “formam um poderoso conjunto de composições marcadas pela densidade de elementos e a profusão de figuras. Se sempre esteve em jogo na obra de Lucia um peculiar hibridismo entre abstração e figuração, nesta nova série tal relação aparece ainda mais intrincada, complexa”.

O nome da mostra é um verso retirado do poema “Caminante no hay camino”, de 1939, do espanhol Antonio Machado. Como explica Gorgulho no texto da mostra, o poema:

“empresta título à exposição ao deflagrar poeticamente o processo de Laguna. Em um modelo colaborativo de pintura, a artista permite que seus assistentes iniciem o trabalho nas telas ainda vazias, onde delimitam planos e inserem primeiros sinais e desenhos sobre elas. A artista assume, então, o comando de uma deambulação que se dá pela adição e subtração constante do que está na superfície da pintura. É desta caminhada pelo plano que resultam suas engenhosas composições, verdadeiros palimpsestos dos dias que se passam. Jardim e pintura fundem-se, confundem-se, tornam-se organismos análogos, ambos vivos”.

Na obra de Lucia Laguna, a observação do mundo que compõe o entorno de seu ateliê, no bairro de São Francisco Xavier, Zona Norte do Rio de Janeiro, é chave essencial para a compreensão de sua pintura. No OVR, está disponível uma vídeoentrevista com Marcelo Campos, curador chefe Museu de Arte do Rio (MAR), sobre a produção da artista.

Para visitar o OVR de Lucia Laguna, clique aqui.

“Se hace camino al andar”, individual de Lucia Laguna
Até 15 de maio, 2021

Carpintaria RJ
Rua Jardim Botânico 971, Rio de Janeiro, RJ
Terça – sexta, 10 às 19h; Sábado, 12 às 18h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA