Berna Reale é a segunda convidada do novo projeto do Instituto e do Prêmio PIPA, o “PIPA de perto: a artista fala na coleção do Instituto”. Selecionamos, quinzenalmente, uma obra adquirida pelo Instituto e pedimos para o(a) artista comentar um pouco sobre o trabalho: seja o processo criativo; a ideia por trás da obra; a conexão com toda a sua produção ou algum outro aspecto que a pessoa deseje compartilhar. O intuito é aproximar o público do universo do(a) artista e da coleção “Deslocamento” do Instituto PIPA, que foi criado em 2010 para apoiar, ajudar a documentar e a promover o desenvolvimento da Arte Contemporânea Brasileira, e que tem o Prêmio como uma de suas iniciativas.
Berna estudou Arte na Universidade Federal do Pará e participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, assim como em Bienais. A artista trabalha com instalações e performances, e seu grande foco de atenção tem sido, nos últimos anos, as problemáticas concernentes a relações de poder e seu potencial de engendrar violência. Em 2010, Reale tornou-se perita criminal do Centro de Perícias Científicas do Estado do Pará e vive de perto as mais diversas questões de delito e conflitos sociais. A artista foi finalista do PIPA 2013 e 2019, vencedora do PIPA Online 2012 e indicada ao PIPA 2014.
A obra dela escolhida é “Todos olham para os gatos #1”, 2019, fotografia, 100 cm x 150 cm. Na imagem, está presente a personagem chamada BI, criada por Berna para falar sobre um corpo que não se enquadra nos padrões, constituindo um elogio à diversidade. Confira abaixo o depoimento que a artista nos enviou e, em seguida, a fotografia:
“‘Todos Olham Para os Gatos’ é um trabalho que fala sobre preconceito, violência de gênero e padrões. O título deve-se ao fato de que uma das imagens mais vistas e compartilhadas na internet é a de gatos, e muitos se negam a ver a violência que sofre os que não se enquadram nos padrões sociais. É um trabalho irônico sobre o não olhar o outro, não olhar para o semelhante, para sua própria espécie. O problema não é olhar os gatos, o grave é não olhar para os humanos que sofrem preconceito”.
Para conhecer mais sobre a coleção do Instituto PIPA, visite o site do Instituto aqui.
Confira, clicando aqui, a entrevista realizada com a Berna pelo curador do Instituto, Luiz Camillo Osorio, em 2019, quando a artista foi finalista da edição do Prêmio daquele ano.
E, para conhecer melhor a personagem BI, visite o canal de Youtube dedicado a ela clicando aqui.
Confira, abaixo, detalhes da obra (clique nas imagens para ampliar):
- “Todos olham para os gatos #1”, 2019, detalhe
- “Todos olham para os gatos #1”, 2019, detalhe
- “Todos olham para os gatos #1”, 2019, detalhe