Obra de Yuli Yamagata

MAC Niterói apresenta individual de Yuli Yamagata

(Niterói, RJ)

Até 27 de junho, o MAC Niterói apresenta a exposição Nervo, da artista Yuli Yamagata, indicada ao Prêmio PIPA 2018 e 2019. As obras se relacionam tanto a um estado psicológico, quanto a um elemento anatômico de humanos e animais, conversando com a vista da varanda para a Baía de Guanabara e também se contrapondo a ela. A curadoria é de Raphael Fonseca.

São cerca de 25 trabalhos, todos inéditos, feitos exclusivamente para o MAC, que demonstram um desejo da artista de dissecar corpos e apresentá-los de forma híbrida, pendendo mais para o inominável do que para o humano. “Há uma expressão em inglês que dialoga com o título desta exposição ‘you’ve got a nerve’, que poderíamos traduzir por algo como ‘você tem nervos de aço’. A frase é usada comumente para expressar que alguém tem a audacidade de realizar esta ou aquela ação”, destaca o curador.

Confira abaixo uma fala da artista sobre a mostra:

“A exposição passou por vários momentos, uma vez que há trabalhos que eu fiz antes da pandemia e outros que fiz durante a quarentena. Talvez um ponto em comum entre eles seja um sentimento de ‘tá tudo bem, mas tá estranho’. Agora, não há como dizer que ‘alguma coisa’ está chegando porque ‘alguma coisa’ realmente está aqui, seja ela gigante como a pandemia ou discreta como o medo de abraçar um amigo. Há diversos tipos de sentimentos que acabaram saindo na exposição como raiva, angústia, esperança, medo, alegria e frustração, isso me ajudou a digerir um pouco esse momento estranho que estamos passando e espero que possa ajudar também de alguma forma a quem for visitar”.

Esta produção recente de Yuli demonstra a antítese ‘rigidez’ e ‘leveza’. Um polvo, uma língua, intestinos, uma cobra, pés, mãos e um milho que tem não apenas um pé, mas também um olho que lacrimeja, são exemplos disso.

O curador Raphael Fonseca traz observações sobre as obras:

“Seus trabalhos em pintura e desenho aqui mostrados, onde a anatomia é apresentada de forma dilacerada – alguma hecatombe se sucedeu, mas a tragédia sempre pode ser maquiada com um tom tutti-frutti de desenho animado. Olhando para estes personagens criados por ela, há algo em sua apresentação que remete à certa ansiedade, já que todas essas figuras parecem estar prestes a realizar uma ação – caminhar, se quebrar, chorar, pingar, lamber”.

Para saber mais sobre “Nervo”, clique aqui.

Obra de Yuli Yamagata

“Nervo”, de Yuli Yamagata
De 20 de março a 27 de junho

MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem, sem número
De terça a domingo, das 10h às 18h
Telefone: (21) 2722-1543
Email: mac@macniteroi.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA