Laroyé, Salvador, década de 1990. Acervo Instituto Mario Cravo Neto/IMS

Luiz Camillo Osorio participa de live sobre a mostra “Mario Cravo Neto: espíritos sem nome”

Aberta desde o dia 1º de maio, a exposição “Mario Cravo Neto: espíritos sem nome”, em cartaz no IMS Paulista, conta com a curadoria de Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, professor da PUC-Rio e crítico de arte, Mariana Newlands, assistente de curadoria, Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, e o fotógrafo Christian Cravo, filho de Mario Cravo Neto. No dia 10 de maio, às 18h, os organizadores vão participar de um debate online que será transmitido ao vivo no YouTube e no Facebook do IMS, com interpretação em Libras.

Fotógrafo, escultor, desenhista e cineasta, Mario Cravo Neto (1947-2009) é um nome central da arte brasileira do século XX. Aproximando arte e vida, criou imagens vibrantes, nas quais investigou temas como a religiosidade, a natureza, o gesto e o sagrado. Sua obra é revista nesta mostra, concebida pelo IMS em parceria com o Instituto Mario Cravo Neto. Para visitar a mostra, é preciso agendar previamente via site. Também é obrigatório o uso de máscaras, entre outras medidas adotadas para garantir a segurança de todos (veja mais informações no serviço abaixo). A exposição foca na produção fotográfica do artista, linguagem que consagrou sua carreira. A seleção apresenta as principais séries produzidas ao longo de sua trajetória, entre as décadas de 1960 e 1990. No total, são exibidos cerca de 322 itens, incluindo, além de fotos, vídeos, desenhos, álbuns, documentos e instalações.

Além de fotografias, o conjunto exibido inclui ainda objetos pessoais de Cravo Neto, como câmeras e álbuns, e dois cadernos de colagens, nos quais o artista reunia fotos, anotações, folhetos, cartas, recortes de revista e outros itens, numa espécie de diário visual do seu cotidiano de criação. Em cartaz até 26 de setembro, a exposição apresenta um panorama da obra de um fotógrafo plural, que, a partir do cruzamento entre as linguagens, criou uma poética própria “que lida com as dualidades marcadamente modernas entre natureza e cultura, construção e acaso, luz e sombra, austeridade e extroversão”, como afirma o curador.

“Mario Cravo Neto: espíritos sem nome”
Visitação até 26 de setembro

IMS Paulista | Galeria 1
Entrada gratuita

Live com Christian Cravo, Luiz Camillo Osorio, Mariana Newlands e Sergio Burgi
10 de maio (segunda), às 18h
Transmissão ao vivo no YouTube (youtube.com/imoreirasalles) e no Facebook do IMS (facebook.com/InstitutoMoreiraSalles)
Evento gratuito, com interpretação em Libras

Para visitar a mostra, é preciso realizar agendamento prévio no seguinte site:
www.sympla.com.br/imspaulista

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424, São Paulo
Tel.: 11 2842-9120
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h. Última entrada às 18h.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA