Arjan Martins e suas obras na galeria A Gentil Carioca Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Jornal O Globo publica matéria sobre Arjan Martins com chamada na capa

Arjan Martins, vencedor do Prêmio PIPA 2018, saiu na capa da versão impressa do jornal O Globo de 13 de maio de 2021, quinta-feira. A matéria, publicada no segundo caderno, contou com uma chamada na primeira folha com uma foto do artista e a frase “Arjan Martins: Com exposição, livro e projeto de intercâmbio, artista busca diversidade”.

O texto cita a abertura de “Descompasso Atlântico”, individual do artista na galeria A Gentil Carioca, também disponível para visitação online (saiba mais sobre a mostra nesta postagem). Também é mencionado que Arjan é tema de um livro abrangendo sua carreira, recém-lançado pela editora Cobogó, e que recebeu recentemente a primeira dose da vacina contra a Covid-19, por conta dos seus 61 anos de idade. Além disso, outro ponto lembrado na matéria é que o artista participará, em setembro, de uma residência artística na Rijksakademie, tradicional academia holandesa fundada em 1870, em Amsterdã.

Sobre a individual na A Gentil Carioca, o jornal escreve:

A pandemia está representada nas obras recentes expostas na galeria, assim como temas que impactaram a vida pública no Brasil e no mundo, a exemplo dos protestos do Black Lives Matter e o assassinato da vereadora Marielle Franco. Os personagens negros nas telas reivindicam seu lugar na iconografia brasileira, marcadamente branca, enquanto as feições borradas de boa parte dos rostos pintados reforçam este apagamento histórico. Em outros trabalhos, como a tela em que se destaca João Cândido, o Almirante Negro, a nitidez da representação demarca uma das muitas lutas abrangidas pela sua produção.

O texto também conta com uma fala de Paulo Miyada, organizador do livro sobre a trajetória de Arjan, e aborda a intervenção “Birutas”, trabalho exposto no quiosque Alalaô, na praia de Ipanema. Na extensão da mostra em cartaz no Centro, o Posto 8 recebeu cinco mastros com birutas pintadas com códigos da navegação náutica.

Sobre isso, Arjan comenta:

“É uma pesquisa sobre a poética por trás desses códigos, que são convenções internacionais mas também trazem mensagens do nosso tempo. Uma sequência pode representar ‘solicito ajuda’ e ‘solicito auxílio médico’, por exemplo”.

O Prêmio PIPA é inclusive citado em um dado momento do texto. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui (é necessário ser assinante do jornal para ter acesso).



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA