(Rio de Janeiro, RJ)
A mostra Hábito—Habitante, que foi inaugurada no Dia do Trabalhador, 1º de maio, conta com obras de mais de 40 artistas brasileiros de diferentes gerações e apresenta um arco de trabalhos que partem da década de 1960 e apontam para as coletividades. São cerca de 60 obras que aludem a discursos sociais e refletem sobre ideias como “hábito”, “repetição” e “distância”, que foram radicalmente reorientadas pela pandemia da Covid-19. Entre os artistas participantes estão Aleta Valente, Ricardo Basbaum, Raphael Escobar, Tadáskía, Traplev, Vanderlei Lopes e Vivian Caccuri & Gustavo von Ha.
A curadoria de Ulisses Carrilho é pautada por conceitos como vigilância, controle e captura dos corpos, discutidos em “1984”, o clássico livro de George Orwell, tão presentes em tempos pandêmicos. A exposição propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de habitar o espaço – físico ou virtual – e, ao invés do “cubo branco”, o espaço foi pintado em verde chroma key. O nome da mostra toma por empréstimo dois termos de uma série de 1985, de Martha Araújo, artista plástica alagoana e ex-aluna da instituição.
Confira abaixo uma fala de Carrilho:
“Criar é uma estratégia para habitar o mundo. Essa não é uma mostra sobre arquitetura, pandemia ou história da arte, mas sobre os indivíduos, os usos das imagens e dos espaços. Não há ‘corpo médio’ e nem normalidade. Certos corpos nunca foram convidados à coletividade”.
No dia 9 de junho, às 16h, a artista visual Tadáskía vai fazer uma aparição na mostra com a performance “this/that: a doll, arranjo”. A ação acontece presencialmente (com capacidade máxima de 30 pessoas), mas também será transmitida pelo site da exposição.
Para visitar o site da mostra, clique aqui.

Aleta Valente: “Dupla Exposição (Garota da Laje)”, 2019, adesivo vinílico sobre espelho, 100 x 180 x 2,5 cm, coleção Fernando Marques Oliveira
HÁBITO | HABITANTE
De 1º de maio a 28 de junho de 2021
Curadoria: Ulisses Carrilho
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro
Tel: (21) 2334-4297 | 2334-8111
Agendamento on-line aqui
Instagram: @parquelage
Funcionamento*: diariamente, das 9h às 17h (a exceção de quartas-feiras,
quando as Cavalariças e a Capelinha ficam fechadas, mas a exposição segue
disponível virtualmente.)