(Rio de Janeiro, RJ)
A Gentil Carioca apresenta até o próximo mês “Descompasso Atlântico”, a segunda individual de Arjan Martins na galeria. A exposição, além de estar em cartaz na casa, está virtualmente integrada ao Galleries Curate: RHE, plataforma que reúne galerias contemporâneas. No momento, as instituições participantes discutem “como navegar pelos novos desafios da atualidade”. “Descompasso Atlântico” colabora nessa ação com o tema universal da água, com a seleção de obras que reitera “a navegação de Arjan por uma história de resistências e refluxos simbólicos, políticos, culturais e existenciais dos negros de ascendência Africana transplantados pela escravidão colonial”, de acordo com a galeria.
“O artista coaduna o que pode ser lido como um retrato multitemporal e pluri geográfico da negritude enquanto memória, presença, luta e imaginação – tendo o Brasil e, mais especificamente, o Rio de Janeiro como endereço, de onde se olha para o oceano Atlântico e para todos os continentes por ele banhado” – Paulo Myiada em Negro Oceano, escrito para o livro Arjan Martins da editora Cobogó.
Paralelamente ao espaço presencial da Gentil Carioca, uma mobilização artística-política-afetiva leva às praias do Rio de Janeiro intervenções, performances e diversas ações artísticas com o apoio da Orla Rio e parceria do Alalaô. Arjan Martins transporta para Ipanema as instalações de birutas, expondo aparelhos destinados a indicar a direção dos ventos, que fundem-se às bandeiras marítimas e seus códigos internacionais para transmitir mensagens entre embarcações e portos, que revelam significados específicos e possibilitam ao espectador uma leitura sensível de termos técnicos. Em sua poética, Arjan prevê a ampla navegação das águas do oceano negro, seja transitando entre períodos históricos ou viajando entre diferentes latitudes e longitudes. Em sua instalação de birutas, ele relaciona símbolos marítimos com o tráfico de pessoas escravizadas, revelando no nosso dia-a-dia as questões sociais não resolvidas da nossa história.
“Descompasso Atlântico”, individual de Arjan Martins
Em cartaz de 22 de abril a 25 de junho de 2021 na galeria A Gentil Carioca e na plataforma digital Galleries Curate: RHE
Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17 sobrado – Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Para visitar a galeria, agende em correio@agentilcarioca.com.br
Terça a sexta, das 14h às 18h.