A BICA plataforma, inaugurada em abril de 2021, é um lugar de investigação artística que propõe experiências expositivas, web residências e projetos de imersão com ênfase em experimentações e processos de criação. É uma plataforma de mediação, reflexão, diálogo e aprendizagem que acontece por meio de experiências entre artistas, investigadores e demais interessados em pensar projetos transdisciplinares que dialoguem com ações artísticas em ambiente digital.
A plataforma inaugura seus programa e espaço de exposição com a mostra PULSO, com curadoria de Leandro Muniz, indicado à edição deste ano do Prêmio PIPA. Apresentando trabalhos apenas na linguagem do GIF, PULSO reflete sobre formatos de imagens de alta circulação para testar suas possibilidades estéticas, críticas e políticas. O título evoca diversas associações, das quais destaca-se a ideia de pulsação, sugerindo o processo de vida e morte das imagens. Entre os temas tratados pelos artistas estão desde os princípios básicos de repetição do GIF, até discussões sobre sexualidade, violência, linguagem e identidade. Alguns dos artistas já haviam trabalhado com essa linguagem anteriormente, mas a grande maioria não.
Como Leandro enuncia,
“Me interessa pensar como a lógica da repetição ou o uso de materiais e imagens reprodutíveis já estavam presentes nos lambes de Lenora de Barros ou nas esculturas de João Loureiro, encontrando um nexo com o formato gif no interior dessas pesquisas”.
Misturando pessoas de diferentes gerações, localidades e linguagens, PULSO embaralha artistas jovens e estabelecidos, assim como seus temas e discussões. Utilizando um recursos próprio do meio digital, a cada nova atualização da página do projeto, novas relações entre as imagens serão propostas aleatoriamente. A exposição reúne os artistas Bruno Alves, faemyna, Flora Leite, George Teles, João Loureiro, Lenora de Barros, Giovanna Langone, Marina da Silva, Maura Grimaldi, Renato Pera + Caio Fazolin, Sindy Paloma, Wisrah Villefort e Yná Kabe Rodriguez Olfenza.
Também recém-inaugurado no site da BICA, o espaço de ocupação ONLINE ONSITE reúne 11 artistas que, a cada semana, apresentam trabalhos pensados e/ou adaptados para as mídias digitais. No dia 18 de junho, por exemplo, será a vez de Rafael Adorján, indicado ao Prêmio PIPA 2018. A plataforma também oferece cursos, como o de Rubiane Maia, o qual divulgamos aqui.
Como lugar de criação construído coletivamente por parceiros e colaboradores, BICA afirma estar aberta à propostas de intervenções artísticas a serem realizadas no site, e nos seus canais do Instagram, Spotify e Youtube. Os interessados devem entrar em contato escrevendo para bicaplataforma@gmail.com.
Para acessar o conteúdo da plataforma, clique aqui.