"Aproximação Forçada", 2018, detalhe

“PIPA de perto: o artista fala na coleção do Instituto” com André Griffo

Damos início, hoje, a um novo projeto do Instituto e do Prêmio PIPA, o “PIPA de perto: o artista fala na coleção do Instituto”.  Será selecionada, quinzenalmente, uma obra adquirida pelo Instituto e pediremos para o(a) artista comentar um pouco sobre o trabalho: seja o processo criativo; a ideia por trás da obra; a conexão com toda a sua produção ou algum outro aspecto que a pessoa deseje compartilhar. A ideia é aproximar o público do universo do(a) artista e da coleção “Deslocamento” do Instituto PIPA, que foi criado em 2010 para apoiar, ajudar a documentar e a promover o desenvolvimento da Arte Contemporânea Brasileira, e que tem o Prêmio como uma de suas iniciativas.

O artista de estreia dessa série é André Griffo, que vive e trabalha no Rio de Janeiro, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, RJ, e dedica-se às Artes Visuais desde 2009. A obra dele escolhida foi “Aproximação Forçada”, de 2018, óleo e acrílica sobre tela, 194 x 290 cm. Confira abaixo o depoimento que o artista nos enviou e, em seguida, a pintura:

“No Brasil, a liberdade de crença e de culto foi assegurada pela constituição de 1890. O decreto oficializou a laicidade do Estado ao revogar a Constituição Imperial que trazia a Religião Católica como oficial. Mesmo após tal mudança, o convívio entre grupos de crenças distintas continuou caracterizado por condutas coloniais opostas aos princípios de liberdade e tolerância determinadas pela nova lei. Tal embate histórico vem se intensificando nos últimos anos, ao ponto que em 2017, na Prefeitura do Rio de Janeiro, representantes políticos de grupos conservadores cristãos tentaram organizar formas legais de proibir manifestações afro-religiosas em locais públicos.

As imagens de santos cristãos e de elementos de cultos de candomblé, que compõem essa pintura, carregam simbolicamente os ritos e valores de dois grupos religiosos, cuja aproximação forçada durante o processo de colonização originou uma nova sociedade que, embora mestiça, é estruturada pela cultura de segregação”.

Para conhecer mais sobre a coleção do Instituto PIPA, visite o site do Instituto aqui.

André Griffo: “Aproximação Forçada”, 2018, óleo e acrílica sobre tela, 194 x 290 cm, foto de Leonardo Martins, coleção do Instituto PIPA

Confira, abaixo, detalhes da obra (clique nas imagens para ampliar):



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA