“Curti”, 2019, instalação, 10 peças em resina e barra rosqueada (os gestos são moldados a partir das mãos da artista)

Conheça os trabalhos de Leandra Espírito Santo vinculados à Lei Aldir Blanc

Dois trabalhos de Leandra Espírito Santo foram  incorporados ao acervo da Pinacoteca do município de Jundiaí, em 2020, a partir do edital de Premiação e Aquisição de bens artísticos – Lei Aldir Blanc: a instalação “Curti” (2019), trabalho que participou da exposição “O ovo e a Galinha” na Galeria Simone Cadinelli em 2019; e a montagem fotográfica “30 gestos” (2020), trabalho inédito, nunca exposto.

Ambas as obras partem de uma mesma pesquisa, na qual a artista reproduz com o próprio corpo o catálogo de “emojis” de gestos manuais, disponível no WhatsApp e em outras redes sociais. Os gestos são replicados em peças de resina ou gesso para produção das obras. O uso de “emojis” e “emoticons” ganhou força a partir das relações em redes sociais, e acabou transformando um padrão de comunicação de época. Alguns dos “emojis” trazem representações simplificadas do corpo e do rosto, mostrando certa reminiscência do corpo no virtual. Nos dois trabalhos, a artista propõe um movimento inverso onde é o corpo que reproduz a imagem do “emoji”, propondo pensar certa circularidade dessa relação entre corpo e virtualidade: esse movimento do corpo que é representado pelos ícones, e depois dos gestos corporais que começam a reproduzir esses ícones pela popularidade que eles ganham em seu uso corrente na comunicação nas redes, numa imbricação que, com o tempo, não se sabe mais indicar quem reproduz quem.

“30 Gestos – fotografia”, 2020, montagem fotográfica, 5 + 2 PAs

Começaram a ser divulgados este mês os vídeos selecionados em outro edital, de produção para programação virtual, também vinculado à Lei Aldir Blanc. Assista, abaixo, o vídeo selecionado de Leandra Espírito Santo em que é trazido o processo artístico de produção de um dos trabalhos incorporados ao acervo, a obra “30 gestos”:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA